sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Atos 7:3-4

Atos 7:3-4 - E disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela, e dirige-te à terra que eu te mostrar. Então saiu da terra dos caldeus, e habitou em Harã. E dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra em que habitais agora.
E DISSE-LHE: SAI DA TUA TERRA E DENTRE A TUA PARENTELA. Essa passagem do Velho Testamento está registrada em Gênesis 12:1 - Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. O que Estêvão pretendia mostrar com esta palavra era que Deus tinha para o seu Amigo Abraão uma nova vida, porque as coisas velhas já eram coisas do passado. Agora, Deus por meio de Cristo queria uma nova dispensação para seu povo.

E DIRIGE-TE A TERRA QUE EU TE MOSTRAR. Não há dúvida que Deus estava mostrando a Abrão que havia para ele novos horizontes, bem como novas promessas. Da mesma forma, Estêvão estava tentando explicar para seus ouvintes que, Por meio de Cristo Jesus, Deus estava encaminhando seu povo para novas promessas, em que a nova dispensação da graça estava de acordo com o plano de Deus, com coisas maiores.

ENTÃO SAIU DA TERRA DOS CALDEUS. Já esta citação de Estêvão, está um pouco antes, na organização do livro de Gênesis, porem, ele estava com a razão, porque a tradição oral deste evento fala o que ele diz aqui. Gênesis 11:31 - E tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali. Certamente Estêvão não estava com o livro em suas mãos.

E HABITOU EM HARÃ. Antes de chegar em Harã, Abraão morava juntamente com seus pais e parentela no outro extremo da Mesopotâmia, que era em Ur dos Caldeus, que conforme os historiadores ficava distante de Harã mais de trinta quilômetros. Em Ur dos Caldeus, Abraão juntamente com seus familiares viviam em meio ao politeísmo desenfreado, já em Harã era uma outra cultura, como escola para o patriarca Abraão.

E DALI, DEPOIS QUE SEU PAI FALECEU. Este fato está registrado em Gênesis 11:32 - E foram os dias de Terá duzentos e cinco anos, e morreu Terá em Harã. Deus estava tratando com Abraão e lhe preparando para ser seu amigo. Primeiro tirou Abraão do meio da idolatria de Ur dos Caldeus. Com a morte do seu pai, agora, Abraão estava livre para adorar somente ao Deus único e verdadeiro, estabelecendo o monoteísmo.

DEUS O TROUXE PARA ESTA TERRA. Gênesis 12:4 - Assim partiu Abrão como o senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã. E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã. Esse era o plano de Deus para ele.

EM QUE HABITAIS AGORA. Estêvão encurta a história, que seria muito longa, para dizer aos membros do conselho que, a terra de Israel era o cumprimento da promessa de Deus e que o Senhor foi fiel em cumprir sua palavra dada a seu Amigo Abraão. Com isso, o diácono e pregador estava tentando convencer aos seus julgadores que, quem manda na terra é o mesmo Deus que trabalhou por Abraão e por todo o seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...