terça-feira, 20 de agosto de 2019

Atos 5:29-30

Atos 5:29-30 - Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro.
POREM, RESPONDENDO PEDRO E OS APÓSTOLOS. Agora, não era mais aquele Pedro que negou a Cristo por três vezes no dia em que o Senhor Jesus foi preso e condenado à morte. O Espírito Santo encheu a Pedro de tal maneira que, agora, ele enfrentava as maiores autoridades dos judeus e até a prisão sem medo, mas com coragem e ousadia. Percebe-se que o apóstolo Pedro continua como porta voz do grupo dos apóstolos, e isso pode ser visto que já acontecia ainda no tempo do ministério de Cristo na terra.

DISSERAM: MAIS IMPORTA OBEDECER A DEUS. Como os apóstolos aceitaram que Jesus era o Messias de Deus, então, eles defendiam, mesmo sendo perseguidos, que tudo que estava acontecendo era o plano de Deus em ação. Além dos mais, o Espírito Santo testificava em seus corações que eles estavam centrados na vontade superior do Deus Todo-poderoso, Criador de todas as coisas. Deus estava sempre no comando.

DO QUE AOS HOMENS. Os planos e os desígnios dos líderes dos judeus era acabar com a igreja de Cristo e para tanto, estavam fazendo de tudo para barrarem o desenvolvimento do cristianismo em Israel e no mundo. Se os apóstolos tivessem se rendido as ordens dos líderes do judaísmo a igreja teria morrido ainda no seu nascedouro. De forma que, os líderes da igreja agiram certos em obedecer a Deus.

O DEUS DE NOSSOS PAIS. Pedro fala a respeito do Deus de Abraão, Isaque e Jacó, o mesmo Deus único e verdadeiro, que libertou aos descendentes dos patriarcas do Egito, da casa da escravidão, e os colocou em Canaã, a terra da promessa e da prosperidade para os hebreus. O Deus que estava agindo agora, por meio da dispensação da graça, era o mesmo Deus que fez tantas promessas sobre o Messias.

RESSUSCITOU A JESUS. Pedro volta a falar sobre o assunto que era uma das principais bandeira do cristianismo nos seus começos, que era a ressurreição de Cristo. Na concepção das autoridades dos judeus, a história de Jesus de Nazaré era uma página virada, porque ele foi morto na cruz do Calvário e foi sepultado, e ponto final. No entanto, a história de Cristo Jesus não terminou assim, porque ele ressuscitou.

AO QUAL VÓS MATASTES. Por que Pedro e os demais apóstolos fazem essa acusação contra os líderes do judaísmo? Porque por inveja, e com medo da liderança de Cristo, porque estava escrito que Jesus era Rei da descendência de Davi, bem como era Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque, então, perseguiram, prenderam e levaram a Cristo a ser condenado a morte pelas autoridades romanas.

SUSPENDENDO-O NO MADEIRO. Esse tipo de condenação e morte era uma maldição para os judeus, além de ser uma das mortes mais dolorosa que se possa imaginar. As dores, as angustias e o desespero deste tipo de morte era para a época algo terrível. Porem, tudo isto já estava previsto sobre o Cristo de Deus, que foi o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, que estava sendo imolado em lugar dos pecadores. A morte de crucificação de Jesus era o sacrifício de expiação em nosso lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...