segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Atos 5:24

Atos 5:24 – Então, o sumo sacerdote, o capitão do templo e os chefes dos sacerdotes, ouvindo estas palavras, estavam perplexos acerca deles e do que viria a ser aquilo.
ENTÃO, O SUMO SACERDOTE. Provavelmente o autor deste livro se refere à Caifás, ele que era de fato o sumo sacerdote reconhecido pelos judeus como líder religioso do tradicional judaísmo. Sem, no entanto, descartar a possibilidade de ser também Anás, que era o sumo sacerdote tampão indicado pelas autoridades romanas. Há quem diga que Caifás e Anás se reservavam entre si na execução dos serviços e celebrações no templo, até porque Caifás era genro de Anás, então estava tudo em casa.

O CAPITAL DO TEMPLO. Lucas já escreveu sobre o capitão do templo em Atos 4:1 - E, ESTANDO eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus. De fato, havia uma organização policial para manter a ordem das coisas tanto no ressinto do templo, bem como nos seus arredores. Este capitão, que não se sabe o seu nome era responsável por toda a guarda e segurança do templo.

E OS CHEFES DOS SACERDOTES. Os comentaristas nos falam a respeito das ordens de serviços que eram exercidos por todos os levitas no templo de Jerusalém, que estava dividia em vinte e quatro turmas. Cada turma tinha um líder principal que organizava os demais para executarem seus serviços, conforme determinava o sumo sacerdote. O sumo sacerdote não realizava todos os serviços, mas delegava tarefas aos demais.

OUVINDO ESTAS PALAVRAS. Que palavras ouviram os líderes do templo de Jerusalém? O que falou os servidores do templo, conforme Atos 5:23 - Achamos realmente o cárcere fechado, com toda a segurança, e os guardas, que estavam fora, diante das portas; mas, quando abrimos, ninguém achamos dentro. O que os seguranças do templo falaram foi efetivamente uma coisa que causou espanto, e todos os que ouviram aquela notícia estavam como que sem entender nada.

ESTAVAM PERPLEXOS. O que o anjo de Deus fez com os apóstolos libertando a todos eles da prisão foi uma maravilha que foge do que é natural e passa a ser algo sobrenatural. Comumente os seres humanos estão acostumados a se adaptarem as coisas que se encaixam a lógica humana, bem como a tudo aquilo que é tangível aos sentidos do corpo humano. Quando o sobrenatural acontece, o homem fica perplexo.

ACERCA DELES. Por meio dos procedimentos dos líderes religiosos dos judeus, chegamos a conclusão que eles nem mandaram verificar se os pregadores do templo eram ou não os apóstolos, porque eles tinham uma certeza, que era: Os apóstolos foram presos no dia anterior. Até o momento, os líderes do templo não sabiam de como e o que tinha acontecido com todos os apóstolos, que desapareceram da prisão.

E DO QUE VINHA A SER AQUILO. Uma verdadeira confusão estava instalada na mente de todos aqueles que estavam envolvidos com aquele caso mistérios. Acreditamos que aqueles líderes estavam todos apavorados, porque teriam que prestar conta de doze pessoas que estavam sob o domínio deles, e que eles eram responsáveis pelas vidas de todos. Neste momento, os apóstolos eram personagens públicas, e que certamente traria uma repercussão muito grande o desaparecimento deles diante da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...