sábado, 24 de agosto de 2019

Atos 7:15-16

Atos 7:15-16 - E Jacó desceu ao Egito, e morreu, ele e nossos pais. E foram transportados para Siquém, e depositados na sepultura que Abraão comprara por certa soma de dinheiro aos filhos de Emor, pai de Siquém.
E JACÓ DESCEU AO EGITO. Podemos ler sobre isso em Gênesis 46:5 - Então levantou-se Jacó de Berseba; e os filhos de Israel levaram a seu pai Jacó, e seus meninos, e as suas mulheres, nos carros que Faraó enviara para o levar. José recebe seu pai, Gênesis 46:29 - Então José aprontou o seu carro, e subiu ao encontro de Israel, seu pai, a Gósen. E, apresentando-se-lhe, lançou-se ao seu pescoço, e chorou sobre o seu pescoço longo tempo. Agora, a palavra de Deus estava em absoluto cumprimento.

E MORREU, ELE E NOSSOS PAIS. Sobre a morte de Jacó, Gênesis 49:33 - Acabando, pois, Jacó de dar instruções a seus filhos, encolheu os pés na cama, e expirou, e foi congregado ao seu povo. Sobre José, Gênesis 50:26 - E morreu José da idade de cento e dez anos, e o embalsamaram e o puseram num caixão no Egito. Já quanto à morte dos demais descendentes de Jacó, irmãos de José, não nos fala a palavra de Deus.

E FORAM DEPORTADOS PARA SIQUÉM. Há uma certa dificuldade de todos os comentaristas em explicar esta colocação feita por Estêvão, quando ele fala sobre Siquém e não de Macpela, Gênesis 50: 13 Pois os seus filhos o levaram à terra de Canaã, e o sepultaram na cova do campo de Macpela, que Abraão tinha comprado com o campo, por herança de sepultura de Efrom, o heteu, em frente de Manre.

E DEPOSITADOS NA SEPULTURA. Gênesis 23:17-18 - Assim o campo de Efrom, que estava em Macpela, em frente de Manre, o campo e a cova que nele estava, e todo o arvoredo que no campo havia, que estava em todo o seu contorno ao redor. Se confirmou a Abraão em possessão diante dos olhos dos filhos de Hete, de todos os que entravam pela porta da cidade. Jacó, com certeza foi sepultado nesta sepultura.

QUE ABRAÃO COMPRARA. Abraão não queria de graça de Efrom, o lugar da sepultura onde sua esposa seria sepultada, ele queria comprar, conforme Gênesis 23:12-13 - Então Abraão se inclinou diante da face do povo da terra. E falou a Efrom, aos ouvidos do povo da terra, dizendo: Mas se tu estás por isto, ouve-me, peço-te. O preço do campo o darei; toma-o de mim e sepultarei ali a minha morta. Abraão agiu certo.

POR CERTA SOMA DE DINHEIRO. Gênesis 23:14-16 - E respondeu Efrom a Abraão, dizendo-lhe. Meu senhor, ouve-me, a terra é de quatrocentos siclos de prata; que é isto entre mim e ti? Sepulta a tua morta. E Abraão deu ouvidos a Efrom, e Abraão pesou a Efrom a prata de que tinha falado aos ouvidos dos filhos de Hete, quatrocentos siclos de prata, corrente entre mercadores. Esse foi o preço do campo.

AOS FILHOS DE EMOR, PAI DE SIQUÉM. Como não á solução para o que é dito aqui por Estêvão, apenas citamos o que o livro de Gênesis diz, a respeito do campo de Macpela, que Abraão comprou, conforme Gênesis 23:8-9 - E falou com eles, dizendo: Se é de vossa vontade que eu sepulte a minha morta de diante de minha face, ouvi-me e falai por mim a Efrom, filho de Zoar. Que ele me dê a cova de Macpela, que ele tem no fim do seu campo; que ma dê pelo devido preço em herança de sepulcro no meio de vós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...