segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Atos 7:22-23

Atos 7:22-23 - E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios; e era poderoso em suas palavras e obras. E, quando completou a idade de quarenta anos, veio-lhe ao coração ir visitar seus irmãos, os filhos de Israel.
E MOISÉS FOI INSTRUÍDO. Desde seus primeiros meses de vida que Moisés passou a conviver diretamente com a família real, o que o fazia desfrutar de todos os privilégios de que alguém poderia imaginar. Como havia a possibilidade de no futuro Moisés ser um faraó do Egito, então, foram lhes dadas todas as condições de ocupar o mais alto posto daquela nação. Deus colocou um amor muito grande no coração da filha de faraó por Moisés, como se ela fosse à mãe legítima do menino judeu, Moisés.

EM TODA A CIÊNCIA DO EGITO. Naquela época, os monarcas tinham todo o interesse em astronomia, no sentido de conhecerem os mistérios dos planetas, porque para os povos antigos, o que acontecia na terra era o reflexo do universo. Também se dedicavam nos estudas da arte da guerra, porque era uma questão de sobrevivência para as nações. Além de estudarem todas as ciências do saber para governarem bem.

E ERA PODEROSO. Não foi somente a beleza ou boniteza que fez com que a filha de Faraó se interessasse por criar a Moisés como se filho dela fosse. Com certeza, ela percebeu que havia naquele menino muito mais do que perfeição física, porque, Deus estava na vida de Moisés. Não há dúvida que o Espírito de Deus estava sobre a vida de Moisés, bem como os dons e as boas dádivas que vem de Deus, o Todo-poderoso.

EM PALAVRAS E OBRAS. Apesar de Moisés dizer que não era eloquente, Êxodo 4:10 - Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! Eu não sou homem eloquente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. Mas suas palavras eram poderosas. Estas obras poderosas da parte de Moisés, não temos como comprovar, porem, podemos conjecturar que por ser ele um homem de Deus, pela sua fé fazia coisas sobrenaturais.

E QUANDO COMPLETOU A IDADE DE QUARENTA ANOS. Certamente, Estêvão se refere ao que está escrito em Êxodo 2:11 - E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos. Essa era a idade em que um homem se achava experiente o suficiente para dizer que era capaz, inteligente e sábio.

VEIO AO SEU CORAÇÃO VISITAR SEUS IRMÃOS. Moisés estava sendo instruído por Deus para ser o grande líder do povo Judeu, por isso que ele foi conduzido pelo Espírito de Deus a se interessar pelos seus irmãos, os hebreus. É mais que provável que Moisés soubesse de tudo que aconteceu com os judeus deste que eles entraram na terra do Egito, bem como, ele também tinha conhecimento das promessas de Deus.

OS FILHOS DE ISRAEL. Desde o tempo do patriarca Abraão, que se tornou amigo de Deus, que os hebreus passaram a ser o povo especial do Deus Altíssimo. Dadas às palavras e as promessas que Deus fez a Abraão, Isaque e Jacó, os filhos de Israel vieram a ser conduzidos pelos eventos promovidos pelo Deus Todo-poderoso, Criador dos céus e da terra. Agora, eram escravos, mais depois seria uma grande nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...