domingo, 18 de agosto de 2019

Atos 5:5-6

Atos 5:5-6 - E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram. E, levantando-se os moços, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram.
E ANANIAS. Este homem fazia parte da comunidade cristã, mas que procedeu como um homem materialista, que dá mais valor as coisas materiais do que as coisas do reino de Deus. Sua rápida história nas páginas do Novo Testamento deixa bem claro que, nem todos que fazem parte da comunidade cristã são cristãos de verdade. Ananias deixa o exemplo negativo de que, nem sempre as boas ações, são baseadas na verdade, principalmente quando os propósitos mais profundos são distorcidos.

OUVINDO ESTAS PALAVRAS. Pedro não lançou nenhuma maldição contra Ananias, mas ele apenas falou a verdade, conforme o Espírito de Deus lhe havia revelado e mostrado. Como servos de Deus, não devemos amaldiçoar a quem quer que seja, mas sempre falar a verdade, mesmo que para tanto, venhamos a contrariar interesses. Nada mais bombástico contra a mentira e o engano, do que a mais pura verdade.

CAIU E EXPIROU. Há de fato um turbilhão de opiniões sobre o que aconteceu neste momento com Ananias, e não queremos entrar neste debate. Queremos apenas ficar com o pensamento de Gálatas 6:7 - Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Não há dúvida que o ocorrido com Ananias e com sua mulher teve a repreensão de Deus, Ele que julga com justiça o erro.

E GRANDE TEMOR VEIO. Duas coisas são importantes salientar neste texto, em que a primeira delas é o fato de que, a presença do Espírito de Deus era muito forte no meio do povo de Deus, portanto, todos tinham que respeitar a Ele como sendo Deus. Segundo coisa que não se deve passar por despercebido é a questão da autoridade dos líderes cristão daquela época, eles que representavam a autoridade de Cristo na igreja.

SOBRE TODOS OS QUE ISTO OUVIRAM. Parece-nos que os apóstolos cuidaram de imediato em sepultar o homem que acabara de expirar para que não houvesse um alarde demasiado sobre o caso. Porem, a notícia não teve como ser abafada e os rumores se espalharam rapidamente, ao ponto de toda a comunidade cristã tomar conhecimento. Esta verdade precisava ser conhecida para que não ocorresse mais.

E LEVANTANDO-SE OS MOÇOS, COBRIRAM O MORTO. Não temos como identificar quem eram esses moços, que estavam presentes no momento em que Ananias teve um mau súbito e bateu as botas, o que o texto chama de “expiou”. Também não se sabe se foi por iniciativa dos próprios moços, em cobrirem o corpo sem vida de Ananias ou se os próprios apóstolos quem pediram para que eles abafassem o caso.

E, TRANSPORTANDO-O PARA FORA, O SEPULTARAM. Podemos conjecturar que estes moços a quem o escritor se refere possam ser os auxiliares da igreja, a quem o próximo capítulo deste mesmo livro passa a chamar de diáconos, que eram os responsáveis pelos serviços prestados a comunidade cristã. Os auxiliares, certamente, recomendados pelos apóstolos, não perderam tempo, não levaram o corpo para o funeral, mas cuidaram em com presa levar o defunto para ser sepultado ou enterrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...