sábado, 24 de agosto de 2019

Atos 7:13-14

Atos 7:13-14 - E na segunda vez foi José conhecido por seus irmãos, e a sua linhagem foi manifesta a Faraó. E José mandou chamar a seu pai Jacó, e a toda a sua parentela, que era de setenta e cinco almas.
E NA SEGUNDA VEZ FOI JOSE. Na primeira vez em que os irmãos de José desceram ao Egito para comprarem alimentos foi surpresa até mesmo para José, que certamente não tinha notícias dos seus familiares, mas foi uma surpresa boa. Já nesta supra citada segunda vez em que os irmãos de José voltaram ao Egito, José já tinha o controle da situação, é tanto que, da primeira vez, ele ficou com Simeão, um dos filhos de Jacó, como garantia de que eles voltariam outra vez para resgatá-los para seu pai.

RECONHECIDO POR SEUS IRMÃOS. Para que os filhos de Jacó voltassem ao Egito, então, os alimentos se acabaram, e a fome era terrível, não tinha como sobreviver, era uma questão de vida ou morte. Voltaram os irmãos de José ao Egito, desta vez com seu irmão Benjamim, conforme José tinha proposto na primeira vez que seus irmão compareceram ao Egito. Agora, José não resiste e se apresenta para seus irmãos.

E A SUA LINHAGEM MANIFESTA A FARAÓ. Gênesis 45:15-16 - E beijou a todos os seus irmãos, e chorou sobre eles; e depois seus irmãos falaram com ele. E esta notícia ouviu-se na casa de Faraó: Os irmãos de José são vindos; e pareceu bem aos olhos de Faraó, e aos olhos de seus servos. José não tinha mais como esconder para o rei Faraó e todas as autoridades do Egito sobre seus irmãos, e ele teve o apoio do rei Faraó.

E JOSÉ MANDOU CHAMAR. O próprio Faraó sugeriu que José mandasse chamar a seu pai para vir morar no Egito, Gênesis 45:17-18 - E disse Faraó a José: Dize a teus irmãos: Fazei isto: carregai os vossos animais e parti, tornai à terra de Canaã. E tornai a vosso pai, e às vossas famílias, e vinde a mim; e eu vos darei o melhor da terra do Egito, e comereis da fartura da terra. Deus estava cabalmente cumprindo sua palavra dita.

A SEU PAI JACÓ. No primeiro momento, José conseguiu levar até o Egito a todos os seus irmãos, porem, o mais importante ainda faltava que era levar para junto de se mesma, o patriarca Jacó, que era o seu querido pai. Quando José ainda estava com sua família, Jacó tinha um amor muito grande pelo seu filho casula, ao ponto de despertar ciúmes pelos seus irmãos. Agora, José queria retribuir para seu amado pai esse amor.

E A TODA A SUA PARENTELA. Neste caso, agora, a família de Jacó havia aumentado bastante, porque não eram apenas os irmãos de José, mas haviam as noras de Jacó, os netos de patriarca e etc. Tudo que estava de fato acontecendo, todos eram apenas personagens de um filme com roteiro certo, em que o Deus de Abraão tinha profetizado sobre tudo isso, e que agora, Ele agia para que sua palavra se cumprisse.

QUE ERA DE SETENTA E CINCO ALMAS. Gênesis 46:26 - Todas as almas que vieram com Jacó ao Egito, que saíram dos seus lombos, fora as mulheres dos filhos de Jacó, todas foram sessenta e seis almas. Estêvão se utiliza desta matemática do livro do Gênesis para chegar ao número de setenta e cinco vidas que desceram de Canaã para o Egito com José. As noras de Jacó eram nove, de forma que, sessenta e seis com nove, chegasse a soma de setenta e cinco. Não fala sobre benjamim, nem de José e família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...