quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Atos 7:52

Atos 7:52 - A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas.
A QUAL DOS PROFETAS. Deus foi fiel em cumprir suas promessas feitas aos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, quando tirou seus descendentes do Egito com mão forme e braço estendido, lhes colocando em uma terra que manava leite e mel, a terra prometida de Canaã. O Senhor deu aos filhos de Israel uma das legislações mais avançadas da época, que foi a lei de Moisés para que seu povo fizesse sua vontade. Porem, não demorou muito e eles se desviaram, e o Senhor levantou muitos profetas.

NÃO PERSEGUIRAM VOSSOS PAIS? O ministério dos profetas tinha como objetivo alertar aos seguidores do judaísmo sobre os erros dos filhos de Israel, quanto aos estatutos da legislação de Moisés, que os judeus estavam desprezando. Todavia, os judeus, mesmos estando errados em seus procedimentos, em vez de se converterem dos maus caminhos, agiram com rebeldia, perseguindo a todos os profetas de Deus.

ATÉ MATARAM. Estêvão traz a lembrança dos judeus grandes verdades que o tempo não conseguiu apagar. O diácono e pregador, não estava exagerando quando afirmou que todos os profetas de Deus foram perseguidores pelos filhos de Israel, e nesta palavras, Estêvão afirma que vários deles foram mortos injustamente pelos judeus rebeldes a palavra de Deus. Assim como mataram o justo Jesus Cristo, o filho de Deus.

OS QUE ANTERIORMENTE ANUNCIAVAM A VINDA. Um estudo criterioso dos profetas do Velho Testamento nos faz perceber que praticamente todos eles, direta ou indiretamente falaram a respeito da manifestação do Messias de Deus, Jesus Cristo. Os judeus sabiam que a vinda do Messias de Deus traria consigo grandes mudanças, porque assim anunciaram os profetas de Deus, sobre este novo tempo do Messias.

DO JUSTO. De acordo com a legislação de Moisés e conforme o pensamento dos seguidores do tradicional judaísmo, ser justo era alguém ter a capacidade de guardar todos os mandamentos da lei de Moisés. Cristo Jesus, veio justamente para cumprir toda a lei de Moisés, portanto, Ele não pecou, não errou nem falou, e muito mais, conforme o evangelho das boas novas, Cristo Jesus cumpriu a lei em nosso lugar.

DO QUAL VÓS AGORA FOSTES TRAIDORES. Não foi necessário Estêvão falar no Nome de Jesus Cristo ou Jesus de Nazaré, porque todos os seus ouvintes sabiam muito bem de quem ele estava falando. Assim como os antepassados dos ouvintes de Estêvão perseguiram e mataram os antigos profetas, aquela geração tinha traído o Messias de Deus, que era também o Emanuel, Ele que veio para salvar o seu povo dos pecados.

E HOMICIDAS. A morte de Cristo Jesus foi planejada e executada pelos líderes religiosos e políticos dos judeus, como algo que demonstrou a maldade daquela gente contra o plano de Deus. Pedro em seu primeiro sermão disse o seguinte: Atos 2:23 - A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos. A perversidade dos injustos foi transformada em bênção para toda a humanidade pela redenção de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...