sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Atos 7:8-9

Atos 7:8-9 - E deu-lhe a aliança da circuncisão; e assim gerou a Isaque, e o circuncidou ao oitavo dia; e Isaque a Jacó; e Jacó aos doze patriarcas. E os patriarcas, movidos de inveja, venderam José para o Egito; mas Deus era com ele.
E DEU-LHE A ALIANÇA DA CIRCUNCISÃO. Essa aliança da circuncisão tinha várias finalidades para Abraão e os seus descendentes depois dele. Para Abraão, era o fim de um círculo de ligação com as tradições dos seus antepassados, bem como de uma nova vida com Deus. Já para os descendentes de Abraão, este pacto era a esperança de uma nação, que assumia compromisso com o Deus de Abraão, bem como com suas leis. Para um judeu, quebrar este pacto era se desvincular da ligação com Abraão e Israel.

E ASSIM GEROU A ISAQUE. O pacto da circuncisão feito entre Deus e Abraão foi um pouco antes do nascimento de Isaque, em que Abraão tinha como filho Ismael, que também foi circuncidado (Gênesis 17:23-27). Depois foi que Deus cumpriu sua promessa de dar um filho a Abraão de sua legítima esposa, que era Sara. Gênesis 21: 3 E Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque.

E O CIRCUNCIDOU AO OITAVO DIA. Essa foi uma ordem dada por Deus, conforme Gênesis 17:12 - O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência. Assim fez Abraão Gênesis 21:4 - E Abraão circuncidou o seu filho Isaque, quando era da idade de oito dias, como Deus lhe tinha ordenado.

E ISAQUE A JACÓ, E JACÓ AOS DOZE PATRIARCAS. Em Isaque Abraão pôs a sua esperança de que, por meio dos seus descendentes todas quantas promessas da parte de Deus se cumpririam. Isaque gerou a Jacó, que passou a ser chamado de Israel, uma vez que, por meio deste patriarca, a nação de Israel passou a se multiplicar progressivamente e geometricamente. Jacó gerou aos doze patriarcas judeus.

E OS PATRIARCAS MOVIDOS DE INVEJA. Estes patriarcas sobre os quais fala Estêvão dizem respeito aos onze filhos de Jacó, que tinha como irmão mais novo a José, o filho especial de Jacó. Por que os irmãos de José tiveram inveja dele? Primeiro, porque Jacó dedicava um cuidado e um amor especial por seu filho casula. Depois, porque tudo fazia parte de um plano superior da parte de Deus, quanto a cumprir a sua palavra.

VENDERAM A JOSÉ PARA O EGITO. Depois que jogaram a José no poço, então, Judá seu irmão teve a ideia de tirarem a José do poço e vende-lo para os ismaelitas. Gênesis 37:28 - Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito. Fora da lógica humana, mas Deus estava trabalhando para cumprir sua palavra.

MAS DEUS ERA COM ELE. Essa é uma das frases bíblicas mais importantes no que diz respeito ao relacionamento de Deus com os filhos dos homens. Apesar de ficar separado de seu pai e de sua mãe, apesar de ganhar o desprezo dos seus próprios irmãos, no entanto, o mais importante era que Deus estava com José. Este homem que se tornou escravo em terra estranha se tornou um grande homem entre os homens, porque Deus era com ele. O mais importante é termos Deus em nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...