terça-feira, 27 de agosto de 2019

Atos 7:38-39

Atos 7:38-39 - Este é o que esteve entre a congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu as palavras de vida para no-las dar. Ao qual nossos pais não quiseram obedecer, antes o rejeitaram e em seu coração se tornaram ao Egito.
ESTE É O QUE ESTEVE ENTRE A CONGREGAÇÃO NO DESERTO. Moisés recebeu de Deus uma responsabilidade imensurável, porque tirou mais de seiscentas pessoas do Egito e conduziu esta multidão para um deserto. O que acontecesse a partir do Mar Vermelho com aquelas pessoas seria de total responsabilidade de Moisés, ele que tirou os judeus do Egito prometendo leva-los para a terra de Canaã. Somente uma grande fé em Deus e a certeza da sua grande missão levou Moisés a este tal desafio.

COM O ANJO QUE LHE FALAVA NO MONTE SINAI, E COM NOSSOS PAIS. Há momentos em que, este “anjo” se confunde com o próprio Deus falando com Moisés, conforme Êxodo 19:3 - E subiu Moisés a Deus, e o Senhor o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel. De forma que, Deus falava com Moisés e Moisés servia de mediador para os pais, o povo de Israel.

O QUAL RECEBEU AS PALAVRAS DE VIDA. Deus por meio do seu anjo, que era o Verbo eterno de Deus, Jesus Cristo, quem mandou as palavras de vida, sobre as quais fala Estêvão. Êxodo 19:5 - Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. Não só isso, mais todos os mandamentos da lei.

PARA NO-LAS DAR. Moisés foi preparado por Deus desde a sua mocidade, desde o Egito, para ser um dos maiores legisladores do povo hebreu, o Senhor enviou os seu anjo que falava face a face com Moisés para lhe transmitir a palavra de vida. Se os inimigos de Estêvão lhe acusavam dele ter falado contra Moisés, então, o pregador prova que não falava mal de Moisés, nem muito menos da lei, que era palavra de vida.

AO QUAL NOSSOS PAIS NÃO QUISERAM OBEDECER. A realidade é que, os judeus eram um povo difícil de lidar. Moisés, sendo um homem de Deus se esforçava ao máximo para que os hebreus entendessem que, os estatutos transmitidos por ele ao povo, não eram frutos de sua imaginação, mas sim, eram mandamentos vindos de Deus. Todavia, mesmo assim, o povo não lhe dava ouvidos, em muitas vezes lhe desobedeceram.

ANTES O REJEITARAM. Chegou o momento em que os filhos de Israel quiseram realmente abandonar a Moisés. Êxodo 32:1 - Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu. Queriam voltar para o Egito, a casa da servidão.

E EM SEU CORAÇÃO SE TORNARAM AO EGITO. Na realidade, os filhos de Israel não voltaram ao Egito, mas em seus corações desejaram retornar a casa da servidão, onde sofreram os horrores da escravidão. E a mesma coisa que nos dias de hoje, muitas pessoas frequentam as igrejas, mas seus corações estão, no Egito, ou seja, desejam, e até certo ponto praticam as coisas que o mundo oferece, e o mundo é o mesmo Egito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...