segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Atos 7:24-25

Atos 7:24-25 - E, vendo maltratado um deles, o defendeu, e vingou o ofendido, matando o egípcio. E ele cuidava que seus irmãos entenderiam que Deus lhes havia de dar a liberdade pela sua mão; mas eles não entenderam.
E, VENDO MALTRATADO UM DELES. No versículo anterior, está escrito que Moisés foi fazer uma visita a seus irmãos, os israelitas, que estavam sendo escravizados pelos seus opressores os egípcios. Quando Moisés chega no local onde os hebreus eram forçados a trabalhar como escravos, viu com os próprios olhos, que tinha um judeu sendo massacrado por um carrasco egípcio. Essa cena cortou o coração de Moisés, que ficou comovido e revoltado, em ver que seus parentes estavam sendo maltratados.

O DEFENDEU, E VINGOU O OFENDIDO. Moisés se encheu de raiva por ver a injustiça praticada pelo egípcio contra um trabalhador, que por mais que se esforçasse não agradava o seu opressor, porque havia ordem de maltratar os hebreus, para que eles morressem de tanto trabalhar. Prontamente, Moisés se colocou ao lado do judeu para lhe defender, porque ele não suportou ver seu irmão sedo injustiçado pelo egípcio.

MATANDO O EGÍPCIO. Como Moisés era um príncipe, filho de criação da filha de Faraó, ele tinha sido treinado para ser um guerreiro matador, que por obrigação tinha de ir a guerra para defender seu pais. Com isso, não teve dificuldade de enfrentar o ofensor do hebreu e imediatamente deu cabo da vida daquele opressor, que para Moisés era um inimigo, porque estava maltratando um dos seus irmãos judeu.

E ELE CUIDAVA QUE SEUS IRMÃOS ENTENDERIAM. Tomando uma atitude radical desta em defender um dos seus irmãos hebreu, Moisés estava dando um sinal evidente de que estava do lado dos judeus para que pudesse defender o seu povo. Podemos conjecturar que Moisés já estava ciente de toda a situação e que Deus já lhe revelava que ele seria o libertador do povo hebreu, mesmo que não fosse agora.

QUE DEUS LHES HAVIA DE DAR LIBERDADE. Moisés tinha pleno conhecimento da promessa que Deus tinha feito aos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó de que, seus descendentes seriam peregrinos em terras estranhas, mas que depois da quarta geração eles voltariam para a terra de Canaã para tomarem posse da terra prometida. Era chegado o momento exato da libertação de Israel da escravidão do e Egito.

PELAS SUAS MÃOS. Deus se utilizou de José para que os filhos de Israel fossem peregrinar no Egito, cumprindo a palavra que Deus havia dito aos patriarcas. Passados quase duzentos anos, desde que os filhos de Jacó chegaram naquela terra, agora, Deus queria se utilizar de Moisés para que os hebreus fossem libertos da escravidão do Egito. Moisés estava certíssimo de que Deus o chamara para esta tão grande obra.

MAS ELES NÃO ENTENDERAM. Lamentavelmente, os filhos de Israel rejeitaram, neste momento, a liderança de Moisés, como os irmãos de José também o rejeitaram, bem como os judeus rejeitaram o seu Messias, Jesus de Nazaré. Deus exaltou a Moisés a um posto elevadíssimo no Egito, justamente para se utilizar dele para libertar os filhos de Israel daqueles opressores, mas eles não entenderam. Este fato custou mais quarenta anos de escravidão do povo hebreu naquele lugar de opressão e sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...