sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Atos 8:9

Atos 8:9 - E estava ali um certo homem, chamado Simão, que anteriormente exercera naquela cidade a arte mágica, e tinha iludido o povo de Samaria, dizendo que era uma grande personagem.
E ESTAVA ALI. Não sabemos que tipo de ligação tinha Filipe anteriormente com a cidade de Samaria, se ele á havia ou não morado naquela localidade, se tinha família por lá ou não, mas é certo afirma que, sua chegada promoveu mudanças significativas naquela cidade. Antes da chegada de Filipe, a sociedade daquela cidade era atraída por um certo cidadão, chamado Simão, que certamente a muitos anos já estava estabelecido naquele lugar, e para todos era um dos homens mais admirado.

UM CERTO HOMEM. Também não sabemos se já haviam pessoas que seguiam o verdade do evangelho em Samaria antes da chegada de Filipe, ou se aquela cidade tinha a sua própria religião local, como era o costume de todas as cidades desta mesma época. Porem, era fato que em Samaria havia um charlatão, que com suas práticas do ocultismo vinha ha muito tempo enganando os moradores de Samaria.

CHAMADO SIMÃO. Provavelmente, este era um dos homens mais conhecido daquela cidade pelo que ele fazia com suas práticas religiosas que a todos enganavam. Geralmente quem exercia o tipo de atividade ocultista que Simão praticava era temido por todos, porque este tipo de ocultismos da mágica envolvem elementos nebulosos das trevas. Com isso, Simão conseguia manter refém a sociedade de Samaria.

QUE ANTERIORMENTE EXERCIA NAQUELA CIDADE. O escritor deste livro de Atos dos Apóstolos, o Dr. Lucas, nos dá o indicativo que a chegada de Filipe na cidade de Samaria afetou os trabalhos ocultos que Simão realizava naquela cidade, ao ponto de suas atividades ficarem no tempo passado. Tudo indica que os trabalhos evangelísticos de Filipe já estava exercendo influências positivas na sociedade daquela cidade.

A ARTE MÁGICA. Este tipo de atividade religiosa ocultista é muito antiga, e praticamente em todas as culturas pagãs se encontra elementos que comprovam essa tese. Neste caso, a arte mágica era um tipo de ilusionismo em que os seus líderes se utilizavam do engano e da mentira para ganharem dinheiro e fama à custa dos incautos da sociedade. Nos dias de hoje, pelo menos em nosso país, mágica é arte.

E TINHA ILUDIDO O POVO DE SAMARIA. Antes da chegada de Filipe com a verdade do evangelho de Cristo em Samaria, Simão, o mágico era o cara, que a todos enganava com suas ilusões e mentiras. Não há dúvida que a arte mágica como heresia religiosa envolve o diabo com os seus demônios, eles que são produtores de todos os tipos de mentiras e de engano. Este tipo de seita religiosa se chama magia negra e demoníaca.

DIZENDO QUE ERA UMA GRANDE PERSONAGEM. Simão não praticava a mágica como arte, mas ele desenvolvia suas atividades heréticas como sendo a magia negra ocultista. Nesta época a que se refere o texto, os mágicos passavam a ideia para seus adeptos de que eles eram semideuses, ou partículas de divindades. Os mágicos pregavam para seus ouvintes que eles eram manifestações dos deuses cósmicos e que estavam na terra encarnando divindades, mas, sabemos que eram os demônios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...