sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Atos 7:7

Atos 7:7 - E eu julgarei a nação que os tiver escravizado, disse Deus. E depois disto sairão e me servirão neste lugar.
E EU. O pregador Estêvão, está reproduzindo o diálogo entre Deus e o seu amigo Abraão, de quando o Senhor lhe fez promessa de que, seus descendentes herdariam a terra de Canaã. Neste momento, Abraão estava peregrinando na terra da promessa, e se Deus quisesse daria a ele todas aquelas terras, porque do Senhor e a terra e a sua plenitude (Salmos 24:1), Porem, como Deus fez o homem com livre arbítrio, ou livre vontade, então, o Senhor desejou trabalhar a vida de Abraão, bem como dos seus descendentes. Tudo estava transcorrendo dentro da lógica de Deus e não dos homens.

JULGAREI. Esta citação de Estêvão pode ser referendada pelo que Moisés escreveu em Gênesis 15:14 - Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza. Este julgamento de Deus sobre a escravizadora diz respeito as dês pragas que o Senhor enviou sobre o Egito, como castigo e repreensão por ter os egípcios maltratado os descendentes de Abraão e por não ter lhes liberado.

A NAÇÃO. Esta nação com certeza foi o Egito para onde Jacó e os seus descendentes tiveram que se mudar para escapar da fome que assolava a terra de Canaã. Mas, essa palavra também poderia ter cumprimento contra a nação da Assíria, da Babilônia, bem como de Roma, que neste momento estava escravizando o Israel de Deus. Todavia, para o tempo em que Deus estava falando com Abraão diz respeito ao Egito.

QUE OS TIVER ESCRAVIZADO. Realmente, o povo de Israel teve que passar por tremendos sofrimentos ao ponto de Deus intervir na história do seu povo, conforme lemos em Êxodo 3:7 - E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Os egípcios perceberam que os filhos de Israel era uma multidão, que poderia se rebelar contra eles, por isso os massacrava sem compaixão.

DISSE DEUS. Continua Estêvão falando do diálogo entre Deus e seus amigo Abraão, em que neste momento, o Senhor traz uma palavra de esperança para o patriarca. Na época em que Deus falou com Abraão, era uma raridade este tipo de comunicação entre Deus e os homens, até porque, naquela época era raro se encontrar um ser humano que não estivesse envolvido com o politeísmo, idolatria às falsas divindades.

E DEPOIS DISTO SAIRÃO. Esta palavra pode ser lida em Gênesis 15:16 - E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia. Mas também em Êxodo 6:8 - Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu. Deus permitiu Israel ir para o Egito, mas Ele mesmo iria libertá-lo de lá.

E ME SERVIRÃO NESTE LUGAR. Provavelmente, esta palavra deve ter alegrado ao patriarca Abraão, uma vez que, o Deus que promete, é o mesmo Deus que tem a capacidade de cumprir sua promessa ou palavra. “Neste Lugar”, em se tratando do momento que Deus falava com Abraão diz respeito à terra de Canaã, terra de fartura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...