terça-feira, 20 de agosto de 2019

Atos 5:39

Atos 5:39 - Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus.
MAS, SE É. No versículo anterior, Gamaliel mostra o fracasso dos projetos meramente humanos de dois cidadãos judeus que se revoltaram contra os romanos, e ambos os dois foram mortos, que foram eles, Teudas e Judas, o galileu, e que sistematicamente aqueles que os acompanharam foram dispersos. Mas, agora, Gamaliel mostra o lado dos apóstolos que para ele, poderia ser algo sustentável, porque era um movimento apenas religioso do cristianismo e não de ordem política como foram outros tantos.

DE DEUS. Como um praticante do tradicional judaísmo, e por ser fariseu religioso de primeira classe, então, Gamaliel cita o nome do Deus de Israel, como sendo o possível interventor na história do povo de Israel neste novo movimento da fé cristã. Há quem diga que Gamaliel era um daqueles judeus simpatizante do cristianismo, mesmo que não tenhamos como provar se mais tarde ele tenha se convertido para Cristo Jesus.

NÃO PODEREIS DESFAZÊ-LA. Tudo que vinha acontecendo já se constituía em prova suficiente para Gamaliel e para todos, que Deus estava neste negócio, uma vez que, nem mesmo com a morte do líder principal do cristianismo, Cristo Jesus, o novo movimento da fé cristã se esfriou, pelo contrário, agora que o povo de Cristo estava forte. O trabalhar de Deus era tão tangível que ninguém poderia deter a igreja.

PARA QUE NÃO ACONTEÇA. O alerta de Gamaliel tinha razão de ser, e os demais membros do Sinédrio deveriam estar conscientes do perigo que eles estavam incorrendo se matassem os apóstolos. Os líderes da igreja de Cristo ganhava cada vez mais a simpatia dos novos convertidos e também de toda a sociedade judaica, uma vez que, muitos milagres e prodígios estavam sendo feitos pelo Espírito Santo, usando os apóstolos como instrumentos das mãos de Deus, e tudo isso era visível e inegável.

DE SERDES TAMBÉM ACHADOS. Percebe-se que Gamaliel era um homem temente a Deus, porque ele tinha consciência de que, o Deus Todo-poderoso estava vendo tudo e que com certeza iria defender os injustiçados apóstolos de Cristo. Neste momento, Gamaliel demonstra para si mesmo, bem como para os seus pares do Sinédrio que sua consciência estava viva, e que não queria ser culpado diante da justiça de Deus.

COMBATENDO. O povo de Israel já vinha a séculos sofrendo dos seus inimigos por conta de fazer aquilo que desagradava ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Os Judeus já tinham passados pelos cativeiros assírio e babilônico, estavam sob o domínio dos romanos, que escravizavam os hebreus por meio de cargas tributárias insuportáveis. Rejeitaram o Messias de Deus, e agora, queriam novamente combater contra Deus?

CONTRA DEUS. O que o Deus de Israel queria para o seu povo era o melhor, por isso que ele enviou o seu Messias para resgatar os hebreus dos seus pecados. Cristo foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, uma vez que, a morte de Cruz de Jesus fazia parte da expiação e propiciação dos pecados do povo. Portanto, a igreja como sendo o novo Israel espiritual de Deus estava seguindo os planos do Criador. Assim sendo, qualquer força contrária à igreja, era lutar contra Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...