sábado, 31 de agosto de 2019

Atos 8:14-15

Atos 8:14-15 - Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo.
OS APÓSTOLOS, POIS, QUE ESTAVAM EM JERUSALÉM. Não sabemos por que as perseguições não atingiram os apóstolos em Jerusalém, quando os líderes do judaísmo mataram a Estêvão? O que o escritor nos faz perceber é que os apóstolos permaneceram em suas atividades na cidade de Jerusalém. Em uma observação crítica, podemos conjecturar que os apóstolos não entenderam de princípio que a missão que Cristo tinha designado para eles, não era apenas Jerusalém, mas era além.

OUVINDO QUE SAMARIA RECEBERA A PALAVRA DE DEUS. Não temos como descobrir como que a boa notícia chegara até os apóstolos na cidade de Jerusalém, se o próprio Filipe mandou um mensageiro ou se os líderes de Jerusalém mandaram um emissário para saber das novidades. A boa nova é que, Filipe estava fazendo um bom trabalho na cidade de Samaria, em que a palavra de Deus estava sendo bem acolhida por todos.

ENVIARAM PARA LÁ. Deus é maravilhoso e tem suas estratégias de trabalho para atingir seus objetivos. Agora, começava a ter cumprimento a grande comissão designada por Cristo, conforme Atos 1:8 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Samaria fazia parte desta profecia.

PEDRO E JOÃO. É provável que neste momento da história do cristianismo em seus começos, Pedro, João e Tiago fossem as principais lideranças do grupo dos doze. Não sabemos o critério pelo qual o grupo de líderes da igreja de Jerusalém escolheram Pedro e João para fazerem a primeira viagem fora de Jerusalém e Judeia a serviço da igreja de Cristo. Depois, ficamos sabendo que Pedro era coordenador de evangelismo.

OS QUAIS TENDO DESCIDO. Não há dúvida que o Espírito Santo de Deus estava no comando e por sua poderosa influência Pedro e João estavam dispostos a cumprirem esta importante missão de prestarem apoio aos trabalhos missionário de Filipe na cidade de Samaria. Quando se fala em descer de Jerusalém para Samaria, isso tanto se refere ao plano geográfico, mas principalmente no plano espiritual, era um ditado.

ORARAM POR ELES. Mas uma vez, o livro de Atos dos apóstolos nos deixa transparecer que os líderes da igreja primitiva seguiam o exemplo de oração dos judeus e principalmente do grande Mestre, Cristo Jesus. Aprendemos então, com os líderes do cristianismo do primeiro século de nossa era cristã, que a obra de Deus, bem como a vida das ovelhas de Cristo devem ser acompanhada por muitas orações.

PARA QUE RECEBESSEM O ESPÍRITO SANTO. Depois de sua consagração ao diaconato, não demorou muito tempo para que surgissem as perseguições contra a igreja de Cristo, e, portanto, não houve tempo para que Filipe fosse orientado de como fazer a obra da igreja. Filipe estava mais preocupado em pregar o evangelho e ganhar vidas para o reino de Deus. Mas agora, com a chegada de Pedro e João, chegou também à experiência de que é muito importante para a igreja ser cheia do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...