terça-feira, 27 de agosto de 2019

Atos 7:37

Atos 7:37 - Este é aquele Moisés que disse aos filhos de Israel: O Senhor vosso Deus vos levantará dentre vossos irmãos um profeta como eu; a ele ouvireis.
ESTE É AQUELE MOISÉS. Estêvão estava se utilizando de um argumento que não tinha como ser contestado pelos seus acusadores, porque tudo que ele estava abordando em seu sermão constava nas Escrituras não reverenciadas pelos judeus. Ao citar o caso e as palavras de Moisés, Estêvão dava autoridade a seus argumentos, apesar de que, na realidade, não tocava na sensibilidade dos seus ouvintes, porque eles falavam sobre a lei de Moisés, mas não guardavam na verdade os seus estatutos e mandamentos.

QUE DISSE AOS FILHOS DE ISRAEL. Os hebreus consideravam Moisés um grande profeta, porque, ainda no Egito, ele falava sobre as pragas que aconteceriam, e como Faraó não dava crédito ao que ele falava, então, a profecia se cumpria, por isso que os filhos de Israel o respeitavam como um profeta de Deus. Além do mais, a própria legislação de Moisés era reverenciada como um importante tratado profético.

O SENHOR VOSSO DEUS. É muito relevante destacar que Moisés era um porta voz de Deus, no sentido de que, ele recebia suas mensagens da parte de Deus, e assim sendo, podemos afirmar que, ele era um autêntico profeta do Deus de Israel. Percebe-se que Estêvão, ainda que indiretamente estava dizendo aos seus acusadores que, o que estava acontecendo com Cristo e a sua igreja era coisa que Deus havia falado antes.

VOS LEVANTARÁ DENTRE VOSSOS IRMÃOS. Jesus era “o descendente” mais ilustre de Abraão, o amigo de Deus, que nasceu da tribo de Judá, conforme profetizou o patriarca Jacó. Ele também era o Rei da descendência de Davi, conforme Deus havia lhe prometido. 2 Samuel 7: 12 Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. Jesus era um judeu autêntico.

UM PROFETA. Essa palavra Moisés registrou em um dos seus livros e nós encontramos em Deuteronômio 18:15 - O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis. Essa foi uma das mais importantes profecias que falou Moisés, como profeta de Deus. Na verdade, o Senhor Jesus deu todas as provas irrefutáveis de que era na realidade este grande profeta, o que ele falou se cumpre.

COMO EU. Como profeta de Deus que era, Moisés constituiu para o Israel de Deus a dispensação da lei, que para o povo judeu passou a ser uma aliança e um pacto eterno. Já no que diz respeito ao Profeta sobre o qual Moisés falou, Jesus Cristo, ele fundou uma nova dispensação para a sua igreja, que ele comprou e redimiu com o seu precioso sangue. Para nós, os gentios, o Profeta Jesus é mais importante que Moisés.

A ELE OUVIREIS. E completa Moisés dizendo em seu livro, Deuteronômio 18:18-19 - Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele. Diz o evangelho de João 1:11 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Deus cumpriu sua palavra, enviou o seu Profeta, Jesus Cristo, mas Israel não deu ouvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...