quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Atos 6:9

Atos 6:9 - E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão.
E LEVANTARAM-SE ALGUNS. As coisas estavam transcorrendo a mil maravilhas, com os apóstolos de Cristo conduzindo o rebanho do Senhor no ensino da palavra de Deus e o evangelho sendo pregado para as multidões. Quando de repente, as forças do mal começam a se levantarem contra a obra de Deus, em que o diabo com os seus demônios metem o dedo no céu de brigadeiro da obra de Deus, produzindo um movimento contrário. O cristianismo foi criado em meio aos turbilhões de oposições.

QUE ERAM DA SINAGOGA. Quem estuda criteriosamente o Novo Testamento aprende quanto a este aspecto que neste momento da história de Israel, o judaísmo estava cheio de faccionismo, com várias seitas. Havia o templo de Jerusalém, mas também existiam as sinagogas, que nada mais eram do que divisões do tradicional judaísmo, com movimentos religiosos independentes, do poder religioso central do templo.

CHAMADA DOS LIBERTINOS. Fala-se que esta classe social dos judeus era composta de ex-escravos que foram deportados para Roma, a fim de trabalharem forçados para o império político dos romanos. Mas que aos poucos foram se libertando e voltaram para Israel. Diz-se também que eles promoviam sempre movimentos de libertação do julgo de Roma, por terem passado por muitos sofrimentos dos romanos.

DOS CIRENEUS E DOS ALEXANDRINOS. Os comentaristas defendem que estas duas referencias dizem respeito às rotas de fugo que tais libertinos seguiram para chegarem a Israel vindos de Roma. Dentro deste contexto é que se comenta que os fugitivos de Roma tinham que passarem por uma ilha chamada Sardenha, que ficava ao largo das costas marítimas da Itália, chegando, portanto, aquela ilha do mar mediterrâneo. Por terem sido ex-escravos, eles não eram bem aceitos pela elite religiosa dos judeus.

E DOS QUE ERAM DA CILÍCIA E DA ÁSIA. Há consenso entre muitos comentaristas que o versículo fala de duas sinagogas distintas, em que a primeira era formada pelos libertinos cireneus e alexandrinos, enquanto que a outra era composta de libertinos da Cilícia e da Ásia. Mas que neste momento estavam juntos para atingirem o mesmo objetivo que era combater o cristianismo se levantando contra o diácono Estêvão.

DISPUTAVAM. Os judeus da dispersão, chamados os libertinos não aceitavam que uma nova religião se formasse em Israel, porque eles com isso saiam perdendo ponto entre os hebreus da dispersão. Quem não fazia parte do tradicional judaísmo se tornava prosélito das sinagogas dos libertinos, mas de repente surgiram os cristãos pregando o evangelho de Cristo, que passou a ser uma ameaça para os libertinos das sinagogas.

COM ESTÊVÃO. Este diácono chamado Estêvão, recém-consagrado ao ministério pelos apóstolos e pela igreja de Cristo se destacava pelas suas pregações, em que ele defendia de forma ousada e veemente que Jesus de Nazaré era o Messias de Deus. Os seguidores do tradicional judaísmo não aceitam estas verdades, e agora, se levantava mais um grupo, dos libertinos, para rechaçarem o fato de que Jesus era o Messias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...