segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Atos 5:25

Atos 5:25 - E, chegando um, anunciou-lhes, dizendo: Eis que os homens que encerrastes na prisão estão no templo e ensinam ao povo.
E, CHEGANDO UM. O escritor mais uma vez trás a tona uma personagem quem não temos como saber o seu nome, o que ele faziam nem de que família era ele. Mas, podemos conjecturar que homem poderia fazer parte da guarda do templo, ou que fazia parte dos levitas, que viu quando os líderes dos judeus prenderam os apóstolos. A chegada deste personagem, aparentemente resolveu um impasse para os membros do Sinédrio, porque todos estavam atônitos sem saber onde estavam os apóstolos.

ANUNCIOU-LHES DIZENDO. Este mensageiro era de boas novas, porque as autoridades do Sinédrio estavam encrencados, pois, os grupo apostólico completo estava sob a responsabilidade deles, porque estavam na prisão do Estado, e portanto, aquelas autoridades respondia pelas vidas deles. O anúncio deste homem deve ter promovido um grande alívio na mente e no pensamento daquelas autoridades dos filhos de Israel.

EIS QUE OS HOMENS. Estes eram os mesmos que conviveram com o Senhor Jesus, tirando Judas Iscariotes e incluindo o mais novo dos apóstolos que era Matias, ele que também conviveu com Cristo, porque este foi um dos critérios da nomeação de Matias. Estes homens citados pelo texto, são os mesmos que passaram a ser líderes fundamentais ou colunas para a sobrevivência do cristianismo e seu desenvolvimento.

QUE ENCERRASTES NA PRISÃO. O homem fala a respeito do que está registrado em Atos 5: 17 E, levantando-se o sumo sacerdote, e todos os que estavam com ele (e eram eles da seita dos saduceus), encheram-se de inveja. E lançaram mão dos apóstolos, e os puseram na prisão pública. Por ser uma prisão pública, isso deixa subtendido que era uma prisão do Estado, em que estava sob a responsabilidade do Sinédrio, que para aquela época era a Suprema Corte de Justiça dos filhos de Israel.

ESTÃO NO TEMPLO. Para as autoridades do Sinédrio, estes homens, ou seja os apóstolos e líderes do cristianismo, eles deveriam estar na prisão, porque foi justamente onde foram colocados no dia anterior. Porem, Deus confunde os filhos dos homens, e mais uma vez opera um grande milagre em favor dos seus servos. O templo era neste momento um lugar apropriado para pregar o evangelho de Cristo.

E ENSINAM. Os apóstolos estavam simplesmente obedecendo às palavras do anjo de Deus que esteve na prisão e os libertou do cárcere, conforme Atos 5:20 - Ide e apresentai-vos no templo, e dizei ao povo todas as palavras desta vida. Essa também foi uma ordem de Cristo Marcos 16:15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Este verbo “ensinar” é a mesma coisa que pregar a palavra.

AO POVO. Os apóstolo estavam com uma missão nada fácil, porque este povo, sobre o qual se refere o escritor eram os judeus, que era um povo muito religioso, preso ao tradicional judaísmo, que não largava a lei de Moisés por nada. O próprio Messias de Deus veio para o que era seu, e os seus não o receberam (João 1:11). Mas este mesmo povo foi muito importante para o nascimento do cristianismo, porque foi em Israel que tudo começou, no tocante a igreja de Cristo, que depois se espalhou pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...