sábado, 17 de agosto de 2019

Atos 5:1-2

Atos 5:1-2 - Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade. E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.
MAS UM CERTO HOMEM CHAMADO ANANIAS. O nome “Ananias” quer dizer: aquele que foi agraciado por Deus. Era um homem bem sucedido, ao ponto de possuir uma propriedade. Não se sabe qual atividade ele exercia em sua vida secular, mas que fazia parte da comunidade cristã. Existem outros Ananias que são citados na bíblia, mas este Ananias ficou sendo conhecido como um certo homem que era avarento, e que amava mais as coisas matérias do que as coisas do reino de Deus. Existem muitos Ananias.

COM SAFIRA, SUA MULHER. O nome “Safira” quer dizer: Aquela que é muito formosa ou linda. Esse nome tem sua derivação de uma pedra preciosa chamada de mesmo nome, por ser uma joia de beleza incalculável de cor azulada brilhante. Esta mulher tinha as mesmas características do seu marido, Ananias, que era o amor pelo dinheiro acima do amor as coisas que fazem parte do reino de Deus e de Cristo Jesus.

VENDEU UMA PROPRIEDADE. No final do capítulo anterior deste livro (Atos 4:36-37) fala a respeito de um cristão autêntico, chamado José, mas conhecido como sendo Barnabé, que fez uma boa ação para com a igreja de Cristo. Neste capítulo cinco de Atos, o escritor mostra o caso de Ananias e Safira, como sendo um contraste do que aconteceu no caso de Barnabé. Estes são dois casos opostos que fala de contrastes.

E RETEVE PARTE DO PREÇO. No caso de Barnabé, ele agiu com honestidade e sinceridade de coração, porque suas intenções mais profundas eram na verdade ajudar a igreja de Cristo, que estava passando por dificuldades. Já no caso de Ananias e Safira, eles não agiram com honestidade, nem muito menos com transparência, porem, o fato de reterem parte do preço da propriedade mostrou que eram hipócritas religiosos.

SABENDO-O SUA MULHER. Safira era aquele tipo de mulher que concordava com o erro do seu esposo, mesmo sabendo que ele não estava agindo corretamente nas coisas concernente a vida espiritual. Esse é o tipo de casal que estão na igreja, mas que não leva em conta a santidade de vida, porque pensam que um errinho a mais ou outro a menos não tem consequências na vida espiritual deles, o que é ledo engano.

E LEVANDO UMA PARTE. O que Ananias e Safira fizeram foi à tentativa de imitarem de forma errada o caso do levita Barnabé. Certamente, houve uma boa repercussão dentro da comunidade cristã o feito benéfico e fraternal que Barnabé, servo de Cristo, fez em favor da igreja do Senhor Jesus. Já Ananias e Safira, usando de hipocrisia religiosa, tentaram fazer o mesmo que Barnabé, só que não agiram com honestidade.

A DEPOSITOU AOS PÉS DOS APÓSTOLOS. O mesmo que fez Barnabé, também fizeram o casal, Ananias e Safira, pegaram parte da propriedade que venderam e levaram e entregaram aos apóstolos para que fosse distribuído em alimentos para a comunidade cristã. Aparentemente, eles estavam fazendo algo bom e correto, porem, o problema por traz desta ação não era com bom propósito, mas escondiam em seus corações intenções obscuras. O materialismo prevaleceu sobre a sinceridade e a honestidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...