domingo, 18 de agosto de 2019

Atos 5:7-8

Atos 5:7-8 - E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto.
E, PASSANDO UM ESPAÇO QUASE DE TRÊS HORAS. Não se sabe o motivo pelo qual Safira não estava junto com seu esposo Ananias, no momento em que o marido dela veio deixar a doação para a igreja. Também não temos como descobrir se eles moravam perto ou longe do local onde Pedro se encontrava naquele momento. Mas, podemos dizer que este tempo ou espaço de três horas foi o suficiente para que os auxiliares da igreja, por determinação dos apóstolos foram e fizeram o enterro.

ENTROU TAMBÉM SUA MULHER. Quem era essa mulher? Atos 5:1-2 – Mas, um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade. E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Safira era o tipo de mulher que apoiava os erros praticados pelo seu marido, como prova de esposa que não era convertida de verdade, mas, falsa cristã.

NÃO SABENDO O QUE HAVIA ACONTECIDO. Muitos que faziam parte da comunidade cristã ficaram sabendo do ocorrido, menos a própria esposa do falecido. O fato é que Safira veio ao encontro dos apóstolos, certamente para receber deles os afagos pela obra de ação social que seu marido e ela tinham praticado em favor da comunidade cristã. Safira era aquele tipo de cristão que faz algo somente para ganhar o status.

E DISSE-LHE PEDRO. É preciso fazer notório que, como líder da igreja primitiva, Pedro vem se destacando entre os demais apóstolos, senão como representante do grupo apostólico, mas pelo menos como porta voz do mesmo. Não há dúvida que os doze, agora com Matias, que assumiu o posto de Judas Iscariotes, estavam todos sempre juntos, mas Pedro quem atendeu a Safira, assim como aconteceu com o marido dela.

VENDESTES POR TANTO. Pedro submeteu Safira a um teste de honestidade para ver se ela estava em conluio com o seu esposa Ananias ou era uma mulher verdadeiramente convertida e que não concordava com a mentira que o marido tinha proferido quando veio entregar a doação. O apostolo Pedro deu àquela mulher a oportunidade de se redimir do erro que foi planejado por ela e seu marido hipócrita.

AQUELA HERDADE? O autor do livro de Atos dos Apóstolos se utiliza de um nome genérico para se referir a uma propriedade, um terreno ou ainda um imóvel. É provável que neste caso, tenha acontecido um voto por parte do casal Ananias e Safira de venderem este imóvel e doarem todo o dinheiro ou parte dele para o sustento da comunidade cristã. Mas que em comum acordo, negaram parte do que tinham falado.

E ELA DISSE: SIM, POR TANTO. No segundo versículo deste mesmo capítulo o Dr. Lucas nos faz saber que Ananias e Safira tinham combinado anteriormente em reterem parte da doação que tinham prometido aos líderes da igreja. Agora, sem a presença do marido, Ananias, e diante do texto que foi submetida por Pedro, Safira demonstra que agia de má fé, assim como aconteceu um pouco antes, com o seu marido, Ananias. O diabo não teve acesso somente a Ananias, mas afetou a mente de Safira também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...