sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Atos 8:4-5

Atos 8:4-5 - Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra. E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo.
MAS, OS QUE ANDAVAM. Antes da morte de Estêvão, as perseguições eram pontuais, contra os apóstolos e as principais lideranças da igreja para que eles parassem de pregar o evangelho das boas novas de Deus. Mas, com a prisão e a morte de Estêvão, que esta uma pessoa importante da comunidade cristã, desencadeou uma perseguição geral, em que as autoridades religiosas dos judeus determinaram que, fossem presos, todos aqueles que confessavam o nome de Jesus, como sendo o Messias de Deus.

DISPERSOS. Essa perseguição acarretou sérios problemas para os cristãos verdadeiros, porque, além de serem massacrados pelas cargas tributárias do império político de Roma, agora, tinham que viver como fugitivos dentro de seu próprio país. Por tudo isso, sobreveio as necessidades financeiras para toda a comunidade cristã, em que perderam seus lares, tiveram que sair de suas localidades e passar por necessidades.

IAM POR TODA PARTE. Estes servos de Deus eram verdadeiros discípulos de Cristo, que não negavam o nome do Senhor Jesus por nada. Certamente ao igreja do Senhor Jesus compreendeu que Deus estava permitindo tudo isso para que eles saíssem por todas as partes cumprindo a ordem de Cristo, conforme Marcos 16:15 – E disse-lhes: Ide por tudo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura. Essa palavra se cumpria.

ANUNCIANDO A PALAVRA. Uma outra passagem bíblica também anunciada pelo Senhor Jesus antes de sua ascensão para se assentar a destra da majestade celestial, é o que nos lemos em Atos 1: 8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Não há dúvida que esta palavra anunciada pelos pregadores do evangelho de Cristo Jesus era uma mensagem Cristocêntrica sempre.

E DESCENDO FILIPE. Este Filipe não é o apóstolo, como alguns tentam defender, mas diz respeito a o diácono, que assim como Estêvão, foi consagrado ao ministério. Atos 6: 5 E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. Filipe era um homem cheio de fé, de poder e do Espírito Santo.

A CIDADE DE SAMARIA. Neste mesmo tempo, o país de Israel estava dividido em três regiões distintas, sobre as quais fala o Novo Testamento. A primeira deles era a Judeia, onde ficava a cidade de Jerusalém, a segunda era Samaria e a terceira era a região da Galileia. Samaria, como região ficava cravada entre as duas outras, por isso que Jesus quando ia da galileia para a Judéia era necessário passar por Samaria (João 4:4).

LHES PRAGAVA A CRISTO. Na região chamada de Samaria, que era uma estreita facha de terra havia a cidade de Samaria para onde neste momento Filipe foi guiado pelo Espírito de Deus para pregar o evangelho naquele lugar. Um exemplo que Filipe nos deixa para os dias de hoje é que sua mensagem tinha como foco a pessoa bendita de Cristo Jesus. A essência do evangelho é a mensagem Cristocêntrica em que o verdadeiro pregador do evangelho anuncia a Cristo Jesus como único Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...