quarta-feira, 31 de julho de 2019

Atos 1.15

Atos 1.15 - E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas).
NAQUELES DIAS. Até então o grande líder do movimento cristão na terra era o Senhor Jesus quando ainda estava pessoalmente entre os apóstolos. Esse novo movimento religioso chamado nova aliança de Deus com os homens, teve na realidade um nascedouro um tanto pequeno, com apenas alguém clamando no deserto (João Batista). Todavia, logo que o seu líder maior insurgiu, Cristo Jesus, tomou outro rumo de crescimento ininterrupto e progressivamente exponencial.

LEVANTOU-SE PEDRO. Com a morte de Cristo e sua ascensão aos céus, abria-se a possibilidade de alguém assumir a liderança religiosa do novo grupo. Na realidade, Pedro já tinha certa caracterização deste tipo de novo líder, dada a sua aproximação com o Mestre Jesus de Nazaré. Ao que nos parece ele era em dados momentos o representante dos apóstolos para com Jesus. Digamos que ele era o porta voz do grupo de apóstolos que intermediava as demandas deles perante Jesus.

PEDRO. É o irmão de André, os dois primeiros discípulos que Cristo convidou para serem pescadores de homens, e não mais de peixes. Simão, filho de Jonas, pescador de Betsaida da galileia, foi incluído no número dos 12 Apóstolos, Negou a Cristo três vezes na hora da provação. Confessou que Cristo era o filho de Deus, era o discípulo mais chegado ao que tudo indica do grupo, e provavelmente o porta voz de todos. Teve uma grande importância.

NO MEIO DOS DISCÍPULOS. Discípulo é aquele que aprende de alguém ou que segue os ensinos do seu mestre. Neste caso eram os discípulos de Cristo, o grande Mestre, ele que foi chamado de Rabi em várias ocasiões. Além de líder do grupo de apóstolos que é diferente de discípulo, Pedro já contava com o respeito da pequena igreja que tinha naqueles primórdios os seus começos. Certamente a igreja primitiva reconhecia a aproximação de Pedro e Cristo, quando este ainda estava na terra. Surgia um líder.

CENTO E VINTE PESSOAS. Evidentemente que esse não era o número total dos que seguiam a Cristo neste momento. As boas novas propaladas pelo Senhor Jesus teve um impacto muito significativo nas pessoas que há ouviram. E milhares de pessoas já o confessavam como o Messias de Deus, portanto já criam nele como único salvador. Cento e vinte era o número daqueles que estavam reunidos no cenáculo onde aconteceu o primeiro derramamento de Espírito Santo, no dia de pentecostes.

NOTA: A partir deste versículo começa uma nova secção do livro de Atos que é sobre o preenchimento da vaga deixada por Judas Iscariotes que foi o traidor, por Matias. Essa foi a primeira providência da nova comunidade cristã. Não pode haver dúvida de que o número doze era considerado um número importante, talvez por simbolizar a representatividade das doze tribos de Israel. O fato de que os apóstolos escolheram Matias para completar o número doze, talvez eles não cogitassem um ministério de evangelismo entre os gentios. Coisa que aconteceu com o apóstolo Pulo logo depois. Há quem diga que houve precipitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...