quinta-feira, 18 de julho de 2019

Apocalipse 18:22

Apocalipse 18:22 - E em ti não se ouvirá mais a voz de harpistas, e de músicos, e de flautistas, e de trombeteiros, e nenhum artífice de arte alguma se achará mais em ti; e ruído de mó em ti não se ouvirá mais.
E EM TI NÃO SE OUVIRÁ MAIS. Mudanças drásticas são visualizadas por João, quanto ao futuro do império religioso de Roma. Até que o anticristo tenha se levantado sobre a terra, se utilizando do falso profeta que surgirá do império religioso de Roma, as coisas irão transcorrer normalmente. Mas, desde que Deus resolveu derramar seus juízos sobre a grande prostituta espiritual, que o pavor é o que restará. Neste versículo, João mostra o resultado final de uma fase próspera que não haverá mais.

A VOZ DE HARPISTA. Um dos profetas futurísticos da antiga dispensação pregou uma mensagem parecida, que foi Ezequiel 26:13 - E farei cessar o ruído das tuas cantigas, e o som das tuas harpas não se ouvirá mais. A harpa era nos tempos antigos representante dos instrumentos de cordas, o que nos dias de hoje é a guitarra ou o violão. Os instrumentos musicais irão também calar diante do tormento de Babilônia.

NEM DE MÚSICOS. A tristeza, será uma colheita inevitável para todos aqueles que fazem parte da grande meretriz, a angustia fará parte dos dias finais dos quem hoje enfeita as celebrações da religião enganadora, em que os seus cantores e cantoras estão de bocas fechadas, porque não terão mais motivos para cantar. Os ministérios de cânticos sessarão, porque os músicos estarão somente lamentando o horror.

E DE FLAUTISTAS, E DE TROMBETEIRO. Já a flauta era antigamente a representante dos instrumentos de sopro. Os flautistas eram aqueles mais nobres da sociedade que faziam parte do império religioso de Roma, mas que neste tempo estarão calados. O trombeteiro entre os romanos, normalmente eram usados, em termos religiosos, nas celebrações mais sofisticadas, principalmente quando da presença de autoridades.

E NENHUM ARTÍFICE DE ARTE ALGUMA. Já durante o tempo do império religioso de Roma, o mesmo que substituiu o império político, quando houve uma grande crise econômica, então, se criaram as leis e os decretos para venda das relíquias, ou objetos considerados sagrados. Com isso, surgiu a profissão dos artífices na fabricação dos ídolos e das imagens de esculturas, o que passou a ser uma mina de outro para Roma.

SE ACHARÁ MAIS EM TI. Depois que o anticristo se assentar no templo de Jerusalém, querendo ser deus, então, vai haver um combate sistemático do governo do anticristo com os seus aliados, no sentido de que, ninguém mais nem mesmo os ídolos sejam adorados e venerados pelos seguidores do homem do pecado. Por isso, que não será mais permitido que a religião idólatra, politeísta, tenha seus ídolos e imagens.

E RUÍDO DE MÓ EM TI NÃO SE OUVIRÁ MAIS. O vidente fala a respeito da cessação de todo e qualquer motivo de comemoração ou festividade. Um dos antigos profetas de Deus falou também a este respeito, em Jeremias 25:10 - E farei desaparecer dentre eles a voz de gozo, e a voz de alegria, a voz do esposo, e a voz da esposa, como também o som das mós, e a luz do candeeiro. Esta expressão utilizada pelo escritor fala a respeito de que não haverá nunca mais motivos de comemorar em Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...