quinta-feira, 18 de julho de 2019

Apocalipse 18:19

Apocalipse 18:19 - E lançaram pó sobre as suas cabeças, e clamaram, chorando, e lamentando, e dizendo: Ai, ai daquela grande cidade! na qual todos os que tinham naus no mar se enriqueceram em razão da sua opulência; porque numa hora foi assolada.
E LANÇARAM PÓ SOBRE AS SUAS CABEÇAS. Essa é uma expressão que representa a tamanha humilhação. Jó 16:15 - Cosi sobre a minha pele o cilício, e revolvi a minha cabeça no pó. Esse tipo de atitude da parte do ser humano representa o momento em que ele se sente absolutamente impotente diante de determinadas situações, ao ponto de reconhecer que não é nada, mas que chegou ao seu limite de humilhação.

E CLAMARAM, CHORANDO, LAMENTANDO, E DIZENDO. O clamor fala do desespero dos filhos dos homens em saber que não pode fazer mais nada por se mesmo, nem resolver um problema insolúvel. O choro, neste caso, nos ensina sobre a tristeza de alma, em que se encontram os líderes do império romano, diante da situação em que chegaram. E o lamento representa a miserabilidade a que chegaram os mercadores.

AI, AI DAQUELA GRANDE CIDADE. O escritor já fez, um pouco antes, este tipo de pronunciamento sobre a grande cidade em Apocalipse 18: 16 E dizendo: Ai, ai daquela grande cidade! que estava vestida de linho fino, de púrpura, de escarlata; e adornada com ouro e pedras preciosas e pérolas! porque numa hora foram assoladas tantas riquezas. Este juízo vai por fim a história da grande prostituta espiritual de Roma.

NA QUAL TODOS OS QUE TINHAM NAUS NO MAR. João fala a respeito de várias das classes dos líderes do império religioso de Roma em Apocalipse 18:17 - E todo o piloto, e todo o que navega em naus, e todo o marinheiro, e todos os que negociam no mar se puseram de longe. Piloto, o navegante, o marinheiro e os negociantes, são todos líderes em potencial do império religioso. Estes são líderes das nações do mundo.

SE ENRIQUECERAM. Ninguém que está fora do esquema de arrecadação do império religioso de Roma tem noção do quanto de recursos são capitados para a sede do império religioso de Roma. Nenhuma outra religião do mundo arrecada tantos recursos do mundo todo, igual ao império religioso de Roma, é algo que foge da capacidade de um cidadão comum, fazer essa contabilidade, é algo gigantesco.

EM RAZÃO DA SUA OPULÊNCIA. O vidente João fala a respeito do apogeu a que se chegou o império religioso do mundo, por ter conseguido manter o monopólio e o oligopólio do mundo religioso em todas as nações do mundo. Mas agora, neste momento de juízo, só resta o clamor, o choro e o lamento, uma vez que, aquela cidade que era a mais opulente, agora só resta o empobrecimento, a queda e a ruína.

PORQUE NUMA HORA FOI ASSOLADA. Apocalipse 18:10-11 - Estando de longe pelo temor do seu tormento, dizendo: Ai! ai daquela grande Babilônia, aquela forte cidade! pois numa hora veio o seu juízo. E sobre ela choram e lamentam os mercadores da terra; porque ninguém mais compra as suas mercadorias. Quando o escritor fala de “numa hora”, ele não se refere a sessenta minutos, mais ele se reporta sobre um determinado período de tempo, do julgamento da grande meretriz, da grande cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...