quinta-feira, 18 de julho de 2019

Apocalipse 18:15

Apocalipse 18:15 - Os mercadores destas coisas, que com elas se enriqueceram, estarão de longe, pelo temor do seu tormento, chorando e lamentando.
E OS MERCADORES. João fala a respeito do que ele escreveu em Apocalipse 15: 9 - E os reis da terra, que se prostituíram com ela, e viveram em delícias, a chorarão, e sobre ela prantearão, quando virem a fumaça do seu incêndio. Estes reis, tanto correspondem aos governantes, como metaforicamente representam os líderes do império religioso de Roma, que também são chefes de Estado, e poucos sabem disto.

DESTAS COISAS. Apocalipse 18:12-13 - Mercadorias de ouro, e de prata, e de pedras preciosas, e de pérolas, e de linho fino, e de púrpura, e de seda, e de escarlata; e toda a madeira odorífera, e todo o vaso de marfim, e todo o vaso de madeira preciosíssima, de bronze e de ferro, e de mármore. E canela, e perfume, e mirra, e incenso, e vinho, e azeite, e flor de farinha, e trigo, e gado, e ovelhas; e cavalos, e carros, e corpos e almas de homens. São os artifícios das relíquias e indulgências da falsa religião.

QUE COM ELAS. Todos estes nomes que João se utilizou são nomes metafóricos que representam verdades espirituais, que somente aqueles que recebem a revelação que vem de Deus, têm o discernimento para interpretá-los. O escritor esta falando dos artifícios religiosos do engano que o império religioso de Roma se utilizou para atingir os seus objetivos de sugar os recursos dos seus prosélitos e das autoridades.

ENRIQUECERAM. No seu momento de apogeu, o império político de Roma se tornou o mais poderoso e rico do planeta terra. Porem, com o passar do tempo, as nações colônias foram se libertando e as arrecadações caindo. Foi quando Constantino deu o ponta pé inicial de transformação ou migração do império político para o império religioso de Roma, que mudou de nome, mas continuou com os mesmos objetivos. Tudo que a falsa religião fez e idealizou foi efetivamente para o enriquecimento dela.

ESTARÃO DE LONGE. Certamente o autor se reporta ao que ele citou em Apocalipse 18:10 - Estando de longe pelo temor do seu tormento, dizendo: Ai! ai daquela grande Babilônia, aquela forte cidade! Pois, numa hora veio o seu juízo. O abandono e o desprezo vão ser os resultados dos juízos que virão contra o império religioso de Roma, em que as autoridades do mundo inteiro descobrirão que foram enganadas.

PELO TEMOR DO SEU TORMENTO. Apocalipse 15:7 - Quanto ela se glorificou, e em delícias esteve, foi-lhe outro tanto de tormento e pranto; porque diz em seu coração: Estou assentada como rainha, e não sou viúva, e não verei o pranto. Os sistemas de comunicação em todas as suas variantes estarão noticiando a derrocada em que chegou o mais poderoso sistema religioso do mundo, desde a nova era cristã começou.

CHORANDO E LAMENTANDO. Apocalipse 18:19 - E lançaram pó sobre as suas cabeças, e clamaram, chorando, e lamentando, e dizendo: Ai, ai daquela grande cidade! na qual todos os que tinham naus no mar se enriqueceram em razão da sua opulência; porque numa hora foi assolada. A morte gera choro e lamentação, portanto é justamente o que vai ser feito, com a destruição total e apresada do império político de Roma. As previsões são de terror, espanto, desolação e ruína. Veio o fim dos impérios de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...