sexta-feira, 26 de julho de 2019

Apocalipse 22:18

Apocalipse 22:18 - Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro.
PORQUE EU TESTIFICO. É Cristo que pelo seu Espírito continua falando sobre as advertências finais deste livro escatológico, e agora, com um aviso importante sobre o próprio livro, que chega aos seus momentos finais, em termos de conteúdo, mais que trás consigo uma mensagem de futuro. Este versículo e o próximo tem uma importância muito grande, no sentido de preservação da mensagem central das profecias que estão registradas neste livro. O que Cristo fala é algo por demais sério.

A TODO AQUELE QUE OUVIR. Verdade é que estas advertências da parte do Senhor serviram para todas as gerações, desde o tempo em que o próprio livro do Apocalipse foi escrito por João, principalmente para os moradores da Ásia menor, onde ficavam as sete igrejas citadas daquela região. No entanto, elas serviram muito mais para as gerações que irão conviver com os juízos descritos pela mensagem deste livro.

AS PALAVRAS DA PROFECIA. Encontramos no Novo Testamento uma variedade de estilo literário em que seus autores usados por Deus, pela inspiração do Espírito Santo, expuseram o evangelho das boas novas de Cristo. Porem, o Apocalipse é um tipo de literatura especial, no que diz respeito ao seu fator profético. Dentro deste livro revelador, podemos observar que seu conteúdo, quase tudo é escatológico.

DESDE LIVRO QUE. Repito, as advertência serviram para todas as épocas, desde que este livro foi escrito, mas, é possível que nas entrelinhas destas palavras, contenha uma previsão para os fins dos tempos, em que o Senhor prevê um movimento contrário contra as profecias deste livro, no sentido de modificar seu conteúdo. Cuidadosamente, o Senhor Jesus faz o alerta, para que haja a preservação do livro.

SE ALGUÉM LHES ACRESCENTAR ALGUMA COISA. Esta advertência feita pelo Senhor Jesus, era algo comum no final das literaturas de cunho religioso, nos tempos mais antigos. Moisés escreveu o seguinte: Deuteronômio 4:2 - Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando. O que está escrito fala de uma revelação completa.

DEUS FARÁ VIR SOBRE ELE AS PRAGAS. Diante desta colocação é que os comentaristas defendem que, esta previsão deverá ter o seu cumprimento para o próprio tempo da grande tribulação. É provável que neste tempo do fim, alguém queira acrescentar mais profecias ao conteúdo deste livro, diante do agravamento dos acorridos em seu próprio tempo, o que não será permitido por Cristo Jesus, porque esta palavra é fiel.

QUE ESTÃO ESCRITAS NESTE LIVRO. O aviso funciona como advertência, no sentido de que ninguém busque acrescentar nada mais do que já está previsto nas profecias do livro. Agora, se alguém teimar em desobedecer esta alerta e procurar acrescentar qualquer coisa, além do que já está profetizado para os fins do tempo, então, tal indivíduo terá que sofrer as consequências já previstas. É provável que os inimigos do reino de Deus venham a transgredir este alerta, tendo que sofre pela desobediência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...