quinta-feira, 18 de julho de 2019

Apocalipse 18:16

Apocalipse 18:16 - E dizendo: Ai, ai daquela grande cidade! que estava vestida de linho fino, de púrpura, de escarlata; e adornada com ouro e pedras preciosas e pérolas! porque numa hora foram assoladas tantas riquezas.
E DIZENDO: AI, AI. Essa expressão fala sobre o juízo que é vindo sobre a meretriz espiritual, a mãe das prostituições e abominações da terra, ela que ensinou e incentivou seus prosélitos a se desviarem de Deus, pelo politeísmo. Apocalipse 19:19 - E lançaram pó sobre as suas cabeças, e clamaram, chorando, e lamentando, e dizendo: Ai, ai daquela grande cidade! na qual todos os que tinham naus no mar se enriqueceram em razão da sua opulência; porque numa hora foi assolada.

DAQUELA GRANDE CIDADE. João está falando sobre Roma, à cidade que era edificada sobre sete colinas, que metaforicamente corresponde ao império religioso de Roma, que foi a migração do império político de Roma para o império religioso do engano e da mentira. Apocalipse 14:8 - E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição.

QUE ESTAVA VESTIDA DE LINHO FINO, DE PÚRPURA, DE ESCARLATA. Não há dúvida que o escritor se reporta ao esplendor de Roma do império religioso. Apocalipse 18:12 - Mercadorias de ouro, e de prata, e de pedras preciosas, e de pérolas, e de linho fino, e de púrpura, e de seda, e de escarlata; e toda a madeira odorífera, e todo o vaso de marfim, e todo o vaso de madeira preciosíssima, de bronze e de ferro, e de mármore;

E ADORNADA COM OURO. Já esta colocação feita por João aponta em direção das infinitas riquezas acumulada pelo império religioso de Roma, que surgiu com o objetivo camufla de se enriquecer. Apocalipse 16:4 - E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição

E PEDRAS PRECIOSAS E PÉROLAS. O império político se tornou riquíssimo com a cobrança dos impostos, o religioso do comercio da fé dos prosélitos. Apocalipse 18:12 - Mercadorias de ouro, e de prata, e de pedras preciosas, e de pérolas, e de linho fino, e de púrpura, e de seda, e de escarlata; e toda a madeira odorífera, e todo o vaso de marfim, e todo o vaso de madeira preciosíssima, de bronze e de ferro, e de mármore.

PORQUE NUMA HORA. É preciso lembra que o vidente João não está falando a respeito de sessenta segundos, mas, eles se reporta a um período consideradamente curto, em que a Babilônia misteriosa será castigada por Deus, o juiz dos vivos e dos mortos. Apocalipse 18:10 - Estando de longe pelo temor do seu tormento, dizendo: Ai! ai daquela grande Babilônia, aquela forte cidade! pois numa hora veio o seu juízo.

FORAM ASSOLADAS TANTAS RIQUEZAS. Nesta colocação feita de forma segura e real no livro das revelações, se cumpre aquela palavra que diz: Marcos 8:36 - Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? O principal objetivo para o qual foi criado o império religioso de Roma foi atacado, que foi justamente o acúmulo de riquezas. O império religioso que se tornou o mais rico do mundo, agora, se encontra destruído, seus bens agregados não valem mais nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...