sexta-feira, 19 de julho de 2019

Apocalipse 19:1

Apocalipse 19:1 - E, depois destas coisas ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! Salvação, e glória, e honra, e poder pertencem ao Senhor nosso Deus.
E, DEPOIS DESTAS COISAS. É bem provável que o escritor esteja falando sobre algo que ainda deveria ser revelado, o que de fato ele passa a descrever a partir de então. O fato é que os dois últimos capítulos do livro do Apocalipse, ou seja, capítulos dezessete e dezoito, foram dedicados para mostrar em detalhes os juízos que Deus vai derramar sobre o império religioso de Roma, bem como sobre os seus líderes e ainda sobre os seus prosélitos. Coisas horrendas irão acontecer contra a falsa religião.

OUVI NO CÉU. São várias às vezes em que João se utiliza desta colocação para expressar o fato de que ele vinha ouvindo vozes vindas do céu, porque são palavras de comandos que partem diretamente do trono de Deus. Neste caso, como na maioria dos casos que ocorrem neste livro das revelações, a palavra “céu” é posta no texto no singular, porque este céu é o lugar da morada de Deus, que é a sua própria presença.

COMO QUE UMA GRANDE VOS. Esta “grande voz” também é repetida várias vezes dentro das páginas deste livro escatológico, como algo que representa a grandeza de quem realmente se pronuncia por meio de suas palavras. E isso não fala somente da altura em que João ouviu essa voz de uma grande multidão, porem, acima de tudo, essa grande voz também fala a respeito de sua importância e do seu maior significado.

DE UMA GRANDE MULTIDÃO. Quem é esta multidão sobre a qual o vidente João se reporta? Não há dúvida que estes são todos aqueles que se sentem justiçados por ver que a justiça da parte de Deus fora feita contra o império político de Roma que matou milhares e milhões de cristãos, bem como o império religioso que também mandou executar milhões de pessoas durante o tempo da inquisição e perseguições.

QUE DIZIA, ALELUIA! SALVAÇÃO. Esta multidão em uma só voz se pôs a louvar o nome do nosso Deus, porque a palavra “aleluia” que dizer: Louvado seja o Senhor nosso Deus. Este é um momento sublime de adoração ao Criador de todas as coisas, em que os servos de Deus entoarão belos hinos de louvores ao eterno. Além de que todos os mártires estarão reconhecendo que a salvação deles veio do Deus de graça.

E GLÓRIA, E HONRA, E PODER. Este texto também expressa um momento de doxologia em que os verdadeiros adoradores prestam homenagens ao Deus que os resgatou da perdição, oferecendo uma eterna salvação. O Senhor é digno de glória, porque a Ele pertence todo esplendor de luz fulgurante. Todos aqueles que são agraciados com às bênção de Deus honra ao Senhor bem como tributa a Ele o poder.

PERTECEM AO SENHOR NOSSO DEUS. O que pertence ao Senhor nosso Deus? O perfeito louvor, a salvação dos que creem em seu Filho Jesus, a glória sublime que representa a luz mais intensa possível, a honra devida, o que todo ser humano deveria tributar e o poder, porque Ele é o Todo-poderoso. João está falando do Deus único e verdadeiro, Criador de todas as coisas, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, o Deus de Israel. O mesmo que por amor e graça nos salva pela obra de redenção de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...