quarta-feira, 24 de julho de 2019

Apocalipse 21:5

Apocalipse 21:5 - E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas às coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
E O QUE ESTAVA ASSENTADO. Apocalipse 4:2-3 - E logo fui arrebatado no Espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono. E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda. O que está assentado sobre o seu alto e sublime trono é o Deus único e verdadeiro, criador de todas as coisas, o Deus de amor bondade e misericórdia, que manifestou a sua graça salvadora.

SOBRE O TRONO DISSE. Falar sobre o trono do Deus altíssimo é dizer que ele é soberano e que governa sobre tudo e sobre todos, porque o seu domínio não tem fim. Não há nada nem ninguém que esteja fora do alcance do governo universal do Criador de todas as coisas. Os homens, por mais poderosos, politicamente, que possam ser, porem, não chegam nem perto de serem comparados com o grande poder de Deus.

EIS QUE FAÇO NOVAS. Quem está assentado sobre o trono é o Deus Criador, o mesmo de Gênesis 1:1 - No princípio criou Deus os céus e a terra. Isaías 45:18 - Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor e não há outro. Haverá sempre novos anos de criação da parte de Deus.

TODAS AS COISAS. Não que Deus, o Todo-poderoso vá reformar as coisas que já existiam antes, desde a fundação do mundo, não é isto que o escritor queira dizer. Porem, aquele que está assentado sobre o seu trono vai fazer uma nova criação, até porque seus atos criativos nunca cessarão eternamente. O tempo não desgasta o poder de criatividade do Deus de Israel, porque ele não fica velho nem cansado. Como o Criador de todas as coisas é a sabedoria em essência, Ele sempre via criar tudo.

E DISSE-ME: ESCREVE. No começo do livro, o vidente João recebeu a ordem de escrever tudo que ele passaria a ver e a ouvir, como revelação da parte de Cristo Jesus, conforme Apocalipse 1:19 - Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer. Assim sendo, o conteúdo deste livro revelador, não é propriedade reservada de João, mas veio diretamente de Cristo para os seus servos.

PORQUE ESTAS PALAVRAS SÃO. As palavras do livro do Apocalipse são diferentes de outros tipos de literaturas religiosas ou histórica, porque o conteúdo deste livro, em sua grande maioria são profecias escatológicas, que relatam eventos fortes relacionados ao futuro. No Novo Testamento, nós encontramos biografia, história, cartas pastorais e universais, e este maravilhoso livro, que fala a respeito do futuro.

VERDADEIRAS E FIÉIS. No período em que o livro do Apocalipse foi escrito, por conta da expansão da cultura grega, e isso contava maciçamente com o apoio do império romano, então, os escrivães da época escreviam sobre qualquer coisa, mesmo que tais escritos fossem ficções ou mentiras. No entanto, João estava recebendo a garantia de que, todas as revelações deste livro eram verdadeiras e fiéis. Com isso, quem chegasse a conhecer o que nele estava escrito, poderia confiar em sua veracidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...