sexta-feira, 19 de julho de 2019

Apocalipse 19:5

Apocalipse 19:5 - E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes.
E SAIU UMA VOZ. Mais de uma dezena de vezes, João, o vidente fala a respeito de vozes que ele ouviu, vinda geralmente do mais alto céu. O escritor do livro do apocalipse recebeu a sua mensagem vinda do trono de Deus, por meio de dois canais de comunicação muito importantes. O primeiro por meio de sua visão, por isso que ele ficou sendo conhecido como o vidente. E o segundo, por meio de sua audição. As vezes ele via alguma coisa, mas não ouvia nada, e outra vez ouvia tudo e não via nada.

DO TRONO, QUE DIZIA. Por mais de trinta vezes o livro das revelações fala a respeito de “trono” em que na maioria delas se trata do alto e sublime trono de Deus. Neste caso, do versículo a que estamos comentando, se trata do trono da majestade celestial. Este trono representa a própria presença do Todo-poderoso, bem como o seu ilimitado poder, como Aquele que domina sobre tudo e sobre todos para sempre.

LOUVAI. Desde o tempo do rei Davi, que os filhos de Israel, principalmente por meio dos levitas se dedicavam com inteireza de coração, porque o louvor é uma forma sublime de adorar a Deus e entrar na sua presença. O ministério do louvor é tão valioso que nunca há de cessar, até mesmo nas mansões celestiais ele há de continuar. A ordem veio diretamente do trono de Deus a determinação para louvar a Deus.

AO NOSSO DEUS. Um dos viés ideológicos do humanismo é justamente a busca dos seres humanos do louvor uns dos outros, Jesus falou sobre isso, em João 12: 43 Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus. Um dos motivos porque o império religioso de Roma vai ser destruído é porque sempre louvou os seus ídolos e as imagens de esculturas. Quando sabemos que o devido louvor deve ser tributado ao único Deus verdadeiro, criador de todas as coisas, Aquele que é Senhor.

VÓS, TODOS OS SEUS SERVOS. O mundo não presta o seu devido louvor ao Deus único e verdadeiro, porque o homem natural está em estado de rebelião contra o seu Criador. O império religioso de Roma, mantem a tradição do império político de Roma, que é adorar e venerar os seus líderes. Mas, os verdadeiros servos de Deus, esses sim, vivem somente para prestar o devido louvor ao Deus de amor e bondade.

E VÓS QUE O TEMEIS. No parágrafo anterior fala de “servos”, já nesta frase, João fala sobre os que “temem” a Deus. É quase que imperceptível, mais o livro do Apocalipse fala sobre estes dois grupos de maneira sutil. Os que servem a Deus são os que estão envolvidos de alguma forma no serviço do reino de Deus. Mas, existem aquelas pessoas que não fazem parte de uma denominação, mas são pessoas tementes a Deus.

ASSIM PEQUENOS COMO GRANDES. Talvez, o escritor esteja neste texto, mostrando quem são os que servem a Deus e os que são apenas tementes a Deus. Na realidade, existem aqueles servos de Deus, que estão envolvidos em grandes obras para o crescimento do reino de Deus, estes são instrumentos de Deus na propagação do evangelho de Cristo. Mas existem aqueles que apenas temem o poderoso nome do Deus único e verdadeiro, porem, não estão exercendo nenhum ministério na obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...