quarta-feira, 24 de julho de 2019

Apocalipse 21:6

Apocalipse 21:6 - E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
E DISSE-ME MAIS: ESTÁ CUMPRIDO. Quando Deus acabou de realizar a criação da terra e o que nela há, está escrito: E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom. Quando Jesus idealizou a obra de redenção ele disse: Está consumado, Conforme (João 19:3). Agora, já dentro da eternidade de Deus e dos remidos de Cristo, tendo feito uma nova criação para a eternidade, o Deus Todo-poderoso disse: Está cumprido, ou seja, com isso, tem início uma nova etapa da criação eterna de Deus.

EU SOU O ALFA. Encontramos algo similar em Apocalipse 1:8 - Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. Este texto fala a respeito do Deus Criador, como sendo a origem de todas as coisas criadas, porque Nele todas as coisas que existem tem o seu começo. Mas também isso pode ser atribuído a Cristo Jesus, conforme encontramos em (João 1:1-3).

E O ÔMEGA. O Alfa era a primeira letra do alfabeto hebraico, e o Ômega era a última letra deste mesmo idioma. Com isso, o livro do Apocalipse nos ensina que todas as coisas tem seu fim, também no Deus que criou todas as coisas, até porque, o mesmo que teve o poder de dar origem a todas as coisas, é o mesmo que concentra em si mesmo todo o poder para consumar todas as coisas. Deus dá início e fim a tudo.

O PRINCÍPIO E O FIM. Esta frase não é deferente da anterior, porque tanto faz dizer, Alfa e ômega, como princípio e fim. No entanto, alguns comentaristas afirmam que, neste caso, pode ser que o livro esteja falando da primeira criação, conforme o livro do Gênesis detalha, ao falar de “princípio” e ao falar de fim, neste texto, se refere a última criação, ou seja, esta criação eterna, sobre a qual se refere o livro do Apocalipse.

A QUEM QUER QUE TIVER SEDE. Este versículo é visto por muito como uma doxologia em que o autor entra em contato com o divino, e em alguns casos, em estado de adoração eleva total e absoluta exaltação ao Deus Todo-poderoso. Este apelo citado a partir de agora no texto em foco é um apelo geral a todas as pessoas que venham a ler este livro, dando a oportunidade a todos que queiram a salvação e a vida eterna.

DE GRAÇA LHE DAREI. Jesus, quando esteve na terra falou algo parecido em Mateus 10:7-8 - E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Desfrutar da salvação e vida eterna, não custa nem um centavo, porque participar da eternidade com Deus não depende de dinheiro mais sim, aceitar a Cristo Jesus.

DA FONTE DA ÁGUA DA VIDA. No passar da velha criação, não se viu mais a terra e o céu, e o mar já não existe mais, porem, na nova criação eterna de Deus, surge à fonte da água da vida. Apocalipse 22:1,17 - E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida. A promessa está disponível para quem aceitar a Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...