quinta-feira, 18 de julho de 2019

Apocalipse 18:21

Apocalipse 18:21 - E um forte anjo levantou uma grande pedra como uma grande mó, e lançou-a no mar, dizendo: Com igual ímpeto será lançada Babilônia, aquela grande cidade, e não será jamais achada.
E UM FORTE ANJO. Esta expressão “forte anjo” já havia sido usada por João, quando da abertura do livro com os seus sete selos, esse era um momento solene em que as revelações deste livro tinham que ser mostradas. Apocalipse 5:2 - E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos? Estes anjos especiais estão diretamente ligados ao trono da majestade celestial, servindo a Deus com plena submissão ao todo poderoso, porque são seus anjos.

LEVANTOU UMA GRANDE PEDRA. Essa é uma figura de linguagem, em que o escritor traz mais uma de suas metáforas para representar verdades espirituais verídicas, quanto ao destino final do império religioso de Roma. O vidente João ver o anjo tomando em seus braços uma grande pedra para atirá-la com grande ímpeto sobre o mar. A partir deste momento, a falso religião deixará de ser grande para sempre.

COMO UMA GRANDE MÓ. João fala de uma grande e pesada pedra em que os agricultores se utilizavam para moerem seus grãos, esta pedra era locomovida por animais que a girava continuamente sobre os grãos, até que se transformassem em pó. Por isso que o escritor fala a respeito de um forte e poderoso anjo, que toma esta grande pedra sobre suas mão para movê-la e atirá-la com muita força sobre o mar.

E LANÇOU-A NO MAR, DIZENDO. O acontecimento será futuro, já no final da grande tribulação, porem, João descreve como se estivesse acontecendo para ele, uma vez que, o escritor sabia que estas coisas escatológicas eram tão reais, que ele anunciava como já estivesse de fato ocorrendo. Esta colocação feita por João, lançando sobre o mar, nos revela sobre a forma como o império religioso de Roma vai ser esquecido.

COM IGUAL ÍMPETO SERÁ LANÇADA BABILÔNIA. Neste caso, o vidente se sobre a força com que os juízos de Deus cairão sobre a grande prostituta, que traiu ao único Deus verdadeiro, com o politeísmo, ou seja, ensinando e incentivando seus prosélitos a adorarem e venerarem aos ídolos e as imagens de escultura. Babilônia, é Roma, e mais especificamente o império religioso de Roma, que veio do império político.

AQUELA GRANDE CIDADE. Ainda no tempo do poderoso império político de Roma, a capital do império era venerada como sendo a grande cidade que estava edificada sobre sete colinas, que era justamente a cidade de Roma. Mas, em termos espirituais, a cidade é grande, porque o mesmo império político de Roma chegou a dominar sobre todos os povos do mundo, como também o mesmo império religioso de Roma.

E NÃO SERÁ JAMAIS ACHADA. Apocalipse 14:8 - E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição. Apocalipse 18:2 - E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, e covil de todo espírito imundo, e esconderijo de toda ave imunda e odiável. Destruição total, porque Deus vai julgar e condenar definitivamente a grande prostituta espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...