quinta-feira, 18 de julho de 2019

Apocalipse 18:10

Apocalipse 18:10 - Estando de longe pelo temor do seu tormento, dizendo: Ai! ai daquela grande Babilônia, aquela forte cidade! pois numa hora veio o seu juízo.
ESTANDO DE LONGE PELO TEMOR. Aqueles mesmos que antes foram coligados com a grande Babilônia agora estarão de longe, Apocalipse 18:15 - Os mercadores destas coisas, que com elas se enriqueceram, estarão de longe, pelo temor do seu tormento, chorando e lamentando. Porque todos viram que a grande meretriz, que enganou a muitos, agora estava completamente desamparada, abandonada pelos seus adeptos e apoiadores. Quem antes era admirador, agora desprezavam a grande Babilônia.

DO SEU TORMENTO. Sofrimento é dor para todos quanto conduziram a grande meretriz para o abismo, uma vez que, todos serão castigados com o tormento, Apocalipse 18:7 - Quanto ela se glorificou, e em delícias esteve, foi-lhe outro tanto de tormento e pranto; porque diz em seu coração: Estou assentada como rainha, e não sou viúva, e não verei o pranto. O que antes era só alegria, agora tormento e dor.

DIZENDO: AI, AI, DAQUELA GRANDE. A expressão “ai, ai” fala dos juízos que hão de vir sobre a mãe das prostituições e abominações da terra, Apocalipse 18: 16 E dizendo: Ai, ai daquela grande cidade! Que estava vestida de linho fino, de púrpura, de escarlata; e adornada com ouro e pedras preciosas e pérolas! porque numa hora foram assoladas tantas riquezas. A grande cidade das nações vai ser uma grande ruína.

BABILÔNIA. Não se trata da antiga Babilônia, mas João fala a respeito de um mistério, que é a grande cidade, a mãe das prostituições e abominações da terra, conforme Apocalipse 17:5 - E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra. Não há dúvida que o escritor se refere a falsa religião, que nada mais é do que o império religioso de Roma. É a mãe das prostituições e abominações da terra, porque espalhou a idolatria por toda parte.

AQUELA FORTE CIDADE. João, o vidente chama Babilônia de “a grande cidade”, conforme se ver também em Apocalipse 14:8 - E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição. O império político de Roma se tornou o maior de todos já dentro da nova era cristã, e isso continuou por meio do império religioso de Roma.

POIS NUMA HORA. O livro fala a respeito de um tempo curto, não muito longo, como se fosse como um dia para quem está sofrendo muito. Apocalipse 18:8 - Portanto, num dia virão as suas pragas, a morte, e o pranto, e a fome; e será queimada no fogo; porque é forte o Senhor Deus que a julga. Isto vai acontecer já para o final da grande tribulação, em que Deus vai se lembra da falsa religião para destruí-la completamente.

VEIO O SEU JUÍZO. Deus julgará com justiça, Apocalipse 16:7 - E ouvi outro anjo do altar, que dizia: Na verdade, ó Senhor Deus Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos. Apocalipse 19:2 - Porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos. Todas as intenções malignas da grande prostituta espiritual, serão julgadas com a medida do juízo da justiça de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...