quarta-feira, 24 de julho de 2019

Apocalipse 21:2

Apocalipse 21:2 - E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
E EU, JOÃO. Há um debate muito forte em torno dos comentaristas de quem realmente seria este João, se trata ou não do apóstolo João que escreveu o quarto evangelho? Não é nada fácil de resolver esta questão, até porque o próprio livro não fornece a solução para o problema. Alguns não aceitam que este João não é o mesmo que escreveu o evangelho, por conta da diferença do grego que é utilizado nos dois documentos, porem, as circunstâncias eram totalmente diferentes, neste caso.

VI. O livro do Apocalipse é uma revelação de Jesus Cristo, que enviou o seu anjo, que por sua vez mostrou a João as coisas que estão para acontecer no futuro, Apocalipse 1:1 - Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo. E João foi arrebatado no Espírito e passou a ver as coisas reveladas.

A SANTA CIDADE. João 14:2 - Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Até mesmo a Jerusalém terrena, antigamente era chamada pelos filhos de Israel de Santa cidade. Quanto mais a nova Jerusalém celestial, ela será puríssima.

A NOVA JERUSALÉM. A Jerusalém dos tempos bíblicos foi estabelecida por Davi como a capital de Israel, porque era a sede de seu governo ou reino. Todavia, o escritor não se reporta sobre a Jerusalém antiga, mas sim, sobre uma nova Jerusalém, governada não por Davi, mais sim, pelo Filho de Deus, o príncipe (Daniel 7:14), juntamente com todos os seus escolhidos, também chamados santos (Daniel 7:27). Esta novo Jerusalém será a morada eterna de todos aqueles que são de Cristo, tanto judeus como gentios.

QUE DE DEUS DESCIA DO CÉU. Com a destruição da Jerusalém por várias vezes, os Filhos de Israel acreditavam em uma cidade celestial descida do céu para uma comunhão plena com o Deus do céu. O correto é dizer que esta cidade que de Deus descia do céu, e que foi vista pelo vidente João, não será construída pelos homens, mas ela virá já pronta, como prova de que os atos criativos de Deus nunca cessará.

ADEREÇADA COMO UMA ESPOSA. Algumas versões bíblicas fala em noiva, porem, estas expressões não alteram o sentido do texto. As versões que trazem a palavra esposa, é porque certamente tem como intenção de frisar que, neste momento da eternidade, a igreja não é apenas uma noiva de Cristo, mas que o casamento real já aconteceu, com a celebração das bodas com o seu então legítimo marido que é Cristo.

PARA O SEU MARIDO. João tem a visão nítida de uma esposa que se ataviou completamente, e que agora vai ser entregue por seu pai, ao seu legítimo esposo, que a assumirá com plenos direitos e deveres matrimoniais. Em se tratando da igreja remida do Senhor Jesus, a partir de então, ela não será apenas a noiva, mais de fato a esposa, porque o casamento já se deu. Cristo assumirá definitivamente o papel de Esposa de sua igreja, em que este casamento perfeito, não mais haverá a dissolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...