terça-feira, 30 de julho de 2019

Atos 1.13

Atos 1.13 - E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago.
ENTRANDO AO CENÁCULO ONDE HABITAVAM. O cenáculo era um aposento de andar superior. Certamente este é o lugar onde os discípulos se reuniram nesta e em outras ocasiões. Provavelmente este foi o mesmo lugar onde o Senhor Jesus celebrou a última santa ceia com os seus amigos. Como também este deve ser o mesmo lugar onde a igreja primitiva recebeu o derramamento do Espírito Santo no dia de pentecostes. Este local ficava usualmente em cima da residência do dono da casa e era usado como lugar de reunião. Foi em um lugar como esse que Paulo fez um grande discurso em trôade (Atos 20:8).

PEDRO E TIAGO. Pedro, É o irmão de André, os dois primeiros discípulos que Cristo convidou para serem pescadores de homens, e não mais de peixes. Simão, filho de Jonas, pescador de Betsaida da galileia, foi incluído no número dos 12 Apóstolos e teve uma importância destacada entre os demais. Tiago, Tiago era um dos três mais íntimos do Senhor Jesus. Conforme as evidências este mesmo Tiago foi executado por Herodes conforme Atos 12:2. Foi o primeiro Mártir depois de Cristo, na história do cristianismo.

JOÃO E ANDRÉ. João também era um dos três mais íntimos de Jesus. Tanto Tiago como João foram chamados de filhos do trovão. André, Foi um dos doze Apóstolos de Cristo, o seu nome significa “Varonil”, Era filho de Jonas que é o mesmo que João, e procedia de Betsaida, na Galileia, conforme aprendemos em João 1:44 - E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.

BARTOLOMEU E MATEUS. Bartolomeu é o mesmo que Natanael. Significa: Dom de Deus. Discípulo de Cristo, e um verdadeiro israelita, em quem não havia dolo - como ele se converteu acha-se descrito em João 1.45-51. Era natural de Cana da Galileia, e foi um daqueles poucos discípulos a quem Jesus apareceu no mar de Tiberíades, depois da Sua ressurreição (João 21.2). Mateus, o apóstolo que, pela comparação de (Mateus 9.9) com (Marcos 2.14) e (Lucas 5.27,28), é identificado com Levi, o filho de Alfeu. Além disso, o nome de Mateus aparece em todas as quatro listas dos apóstolos (Mateus 10 - Marcos 3 - Lucas 6 - Atos 1). Mateus era publicano, ou recebedor da alfândega nos domínios de Herodes Antipas, em Cafarnaum, porto do mar da galileia.

TIAGO FILHO DE ALFEU. Os Evangelhos fazem apenas referências passageiras a Tiago, filho de Alfeu (Mateus 10.3; Lucas 6.15). Muitos estudiosos creem que Tiago era irmão de Mateus, visto a Bíblia dizer que o pai de Mateus também se chamava Alfeu (Mc 2.14).

SIMÃO O ZELOTE E JUDAS, IRMÃO DE TIAGO. Mateus refere-se a um discípulo chamado "Simão, o Cananeu", enquanto Lucas e o livro de Atos referem-se a "Simão, o Zelote". esses nomes referem-se à mesma pessoa. Zelote é uma palavra grega que significa "zeloso"; "cananeu" é transliteração da palavra aramaica kanna'ah, que também significa "zeloso". Judas, irmão de Tiago, é a mesma pessoa que Labeu, Tadeu, e Judas filho de Tiago. Do qual falam as referencias (Mateus 10:3) e (Lucas 10:15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...