sexta-feira, 19 de julho de 2019

Apocalipse 19:6

Apocalipse 19:6 - E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.
E OUVI COMO QUE A VOZ. Por mais ou menos dez vezes, o vidente João se expressa com essa colocação “eu ouvi uma voz”, porque este canal de comunicação, por meio de sua audição, foi importante para que o escritor recebesse suas revelações. Mais uma vez, esta voz sobre a qual João fala, vem do céu, daqueles que estão seguros nas mansões celestiais. Por isso que se diz que o céu fala e se comunica com os filhos dos homens. Esta voz que João ouviu falou a respeito do que representa o reino de Deus.

DE UMA GRANDE MULTIDÃO. Essa grande multidão, pode ser de anjos, todos eles que assistem diante da presença de Deus, e que estão ao redor do seu trono. Ou ainda, esta tão grande multidão deve ser de salvos em Cristo Jesus, aqueles que morreram por amor a Cristo e por amor do testemunho que deram. É provável que esta multidão seja dos mártires que não negaram a sua fé em Cristo Jesus, o Redentor.

E COMO QUE A VOZ DE MUITAS ÁGUAS. Neste caso, o escritor fala a respeito da grandeza desta voz da multidão. Não há dúvida que João compara o som da voz que ele estava ouvindo neste momento, ao som das ondas impetuosas do mar agitado em volta da ilha de Patmos, onde o vidente se encontrava preso neste momento. Ou ainda, João pode estar se reportando ao som de uma grande enchente de um rio.

E COMO A VOZ DE UM GRANDE TROVÃO. Imagina-se que João, na ilha de Patmos ouvia trovões estarrecedores, em que os seus ouvidos ficavam zunindo de tão alto que eram tais trovões. Em muitos casos, os trovões servem de alertas sobre a chuva que há de vir logo em seguida, bem como serve também de aviso sobre algum forte raio que em seguida cai sobre a terra. Esta voz serve de aviso sobre o que há de ser dito.

QUE DIZIA: ALELUIA! A palavra “aleluia” é universal, porque em todos os idiomas e dialetos quer dizer a mesma coisa: Louvai ao Senhor. Israel, principalmente por meio do ministério dos levitas, sempre se dedicou a esta forma sublime de exaltar ao Deus único e verdadeiro. A igreja primitiva, de forma mais tímida também desenvolveu o ministério do cântico. Mas nas mansões celestiais, o perfeito louvor não vai parar.

POIS JÁ O SENHOR DEUS. A palavra “Já” nos faz entender que João fala de uma nova etapa na cronologia dos fatos narrados no livro do Apocalipse. Possivelmente, o período mais intenso dos juízos de Deus sobre a terra já se tenha completado, inclusive a destruição do império religioso de Roma. Este Deus sobre o qual João fala é o Deus de amor, bondade e graça, mas que também é o juiz dos vivos e dos mortos.

TODO-PODEROSO REINA. Os seres humanos criam seus impérios ou governos para dominarem temporariamente sobre os seus subordinados, porem, são governos passageiros. Os sete anos do anticristo, vai ser uma forma de governo mais terrível contra a humanidade, nos seus últimos três anos e meio, mas já não é mais. No entanto, o Deus eterno há de reinar para todo o sempre, uma vez que, o seu governo é sempiterno. Neste mesmo tempo, todos saberão que somente o terno tem o domínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...