sexta-feira, 19 de julho de 2019

Apocalipse 19:10

Apocalipse 19:10 - E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.
E EU LANCEI-ME A SEUS PÉS PARA O ADORAR. Este versículo é importantíssimo dentro do Novo Testamento, porque nos dá a oportunidade de destacar a verdade de que somente o Deus único e verdadeiro é digno de adoração. Diante da grandiosidade do que falava com João, até ele se constrangeu a praticar a idolatria a um ser celestial. Por isso, que muitas pessoas são incentivadas a serem politeístas e terminam adorando aos ídolos e as imagens de esculturas, e terminam pecando.

MAS ELE DESSE-ME: OLHAS NÃO FAÇAS TAL. A humanidade se perdeu, desde que Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden. Desde os começos da raça humana que os filhos dos homens buscam se agarrarem em qualquer suposta força superior. O politeísmo, com a adoração a criação, em vez do Criado, foi sempre em desgraça para a humanidade. O ser celestial não permitiu que João o adorasse nem o venerasse.

SOU TEU CONSERVO E DE TEUS IRMÃOS. Não está claro neste capítulo quem falava com João, porem, podemos conjecturar que era um ser celestial de grande patente nos exércitos do Deus Todo-poderoso. Mas o que ele diz para João? É que, nem mesmo este ser tão elevado em poder, seria capaz de receber adoração ou veneração. Os anjos estão a serviço dos que hão de herdar a salvação (Hebreus 1:14).

QUE TEM O TESTEMUNHO DE JESUS. O ser celestial, provavelmente um anjo de Deus afirma para João que era conservo de João e dos seus irmãos. Estes que tem o testemunho de Jesus, são todos aqueles que acreditam efetivamente que Jesus Cristo é o Messias de Deus, que veio ao mundo como redentor, para realizar a obra perfeita de expiação e propiciação em prol dos seus remidos, escolhidos e eleitos.

ADORA A DEUS. Por meio de Abraão, Israel começou a praticar o monoteísmo verdadeiro, com a adoração e veneração ao único Deus verdadeiro, Criador de todas as coisas. Já no que diz respeito à igreja de Cristo, os servos do reino de Deus adoram ao Pai e ao Filho, pelo Espírito Santo de Deus. Jesus é Deus, e isso ficou bem claro, quando Deus falou que o Messias era o “Emanuel”, ou seja, Deus entre os homens (Isaías 7:14 e Mateus 1:23). A igreja adora a Deus Pai e a Deus Filho, pelo Espírito.

PORQUE O TESTEMUNHO DE JESUS. Neste caso, o escritor se refere a tudo que está envolvido no conteúdo profético do livro de Apocalipse, em que o Senhor Jesus vai executar grandes coisas para que se cumpram as predições escatológicas dos fins dos tempos. O próprio livro do Apocalipse foi uma revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que devem acontecer (Apocalipse 1:1).

É O ESPÍRITO DE PROFECIA. A palavra “espírito” não se trata do Espírito de Cristo, nem do Espírito Santo, mas diz respeito as revelações que o livro escatológico do Novo Testamento confirma sobre os eventos futuros, no que diz respeito a grande tribulação, e tudo que este livro anuncia. Neste caso, a profecia escatológica, mostra por meio de sua mensagem as verdades que somente o Deus eterno é quem revela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...