quarta-feira, 24 de julho de 2019

Apocalipse 21:3

Apocalipse 21:3 - E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
E OUVI UMA GRANDE VOZ DO CÉU, QUE DIZIA. Nos dois versículos anteriores, João afirma ter visto o que ele passou a descrever, mas agora ele fala de que ouviu uma grande voz. Além do sentido da visão, o da audição também foi muito relevante no recebimento das revelações deste livro. Tem versões bíblicas que fala do “trono” e não do “céu”, mas quer dizer a mesma coisa. Então, de onde vinha a grande voz que João ouviu neste momento. Da parte do céu ou do trono de Deus de sua presença.

EIS AQUI O TABERNÁCULO. Neste caso, o escritor se utilizada de uma linguagem que representava a fé judaica, em comparação ao que houve de quando da peregrinação de Israel no deserto, e a entrada em Canaã. O tabernáculo era para o povo judeu a representação da presença de Deus no meio do seu povo. Desta forma, o vidente João percebe que a nova Jerusalém é da mesma forma a presença de Deus com seu povo.

DE DEUS COM OS HOMENS. Não que estes homens, sobre os quais fala o livro, sejam homens naturais como temos nos dias de hoje, até porque, a cronologia do livro aponta para a eternidade futura. Nos estamos sendo transformado na imagem de Cristo, de forma que, estamos caminhando para um estágio de nosso existência em que na eternidade seremos capazes de habitar na gloriosa presença mesma de Deus.

POIS COM ELES HABITARÁ. A título de hoje, somente o Filho de Deus, Jesus Cristo, que se fez homem, tem condições de chegar diretamente a presença de Deus, dada a grandiosidade da santidade de Deus. No entanto, estamos caminhando para a perfeição, de tal forma que, no futuro, quando formos absolvidos pela imortalidade, e pela incorruptibilidade, seremos revestidos da glória de Cristo, assim como ele é.

E ELES SERÃO O SEU POVO. Olha que promessa gloriosa que nós encontramos em apocalipse 21:7 - Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Não que os eleitos de Deus venham a alcançar a mesma glória que Deus, que o Espírito Santo e que o Filho de Deus têm. Mas, os escolhidos de Deus em Cristo Jesus, serão iluminados de forma grandiosa, ao ponto de ser o legítimo povo de Deus.

E O MESMO DEUS ESTARÁ COM ELES. No caso do tabernáculo terreno dos filhos de Israel, o povo ficava no arraial, depois vinha o tabernáculo, em que os cantores levitas ficavam ao redor do tabernáculo, os sacerdotes ficavam no primeiro compartilhamento, depois ficava o lugar santíssimo em que uma vez no ano, entrava o sumo sacerdote. Na nova Jerusalém, o próprio Deus estará no meio do seu povo.

E SERÁ O SEU DEUS. Abraão deu início o que se pode chamar de monoteísmo, ou seja, adoração e veneração ao único Deus verdadeiro, Criador dos céus e da terra. Na história de Israel, depois da implantação da monarquia, o povo judeu tiveram muitos momentos de politeísmo, ou idolatria. Hoje, o cristão verdadeiro não está envolvido com a idolatria, e isso será na eternidade mais real, quando todos aqueles que forem salvos, e irão morar na nova Jerusalém, estarão completamente livres do politeísmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...