quarta-feira, 24 de julho de 2019

Apocalipse 21:10

Apocalipse 21:10 - E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.
E LEVOU-ME EM ESPÍRITO. Além de ouvir as coisas que lhe estavam sendo mostradas, João também via tudo que estava sendo revelado, bem como ele estava sendo conduzido por Deus aonde quer que fosse necessário. Já a palavra “espírito” neste caso, se refere ao espírito de João, e não ao Espírito Santo de Deus, porque é assim que os comentaristas defendem. O ser humano é tricotômico, ou seja, possui um corpo físico, no qual habita sua alma eterna, bem como seu espírito dado por Deus.

A UM GRANDE E ALTO MONTE. Para ver a aqueda do império religioso de Roma, João foi levado a um deserto, Apocalipse 17:3 - E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres. Mas para ver a nova Jerusalém, o vidente João teve que ser elevado a um grande e alto monte, dado o seu valor.

E MOSTROU-ME. João escreveu este livro com tanto convicção, que nos passa a veracidade de suas palavras com segurança, uma vez que, tudo que no Apocalipse está escrito, foi mostrado ao seu escritor. Quando a revelação diz respeito a sons dos mais diversos, então, o sentido da audição do escritor é utilizado, mas na maioria das vezes, o sentido da visão do escritor é que é o instrumento de receber as revelações.

A GRANDE CIDADE. Jesus falou sobre esta cidade em João 14:2-3 - Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. Como é uma grande cidade, por isso, o vidente João para vê-la, teve que ser elevado a um grande e alto monte. Não há no mundo atual, nenhuma cidade tão grande nem semelhante à nova Jerusalém.

A SANTA JERUSALÉM. Desde tempos antigos, que Jerusalém era considerada uma cidade santa, Joel 3:17 - E vós sabereis que eu sou o SENHOR vosso Deus, que habito em Sião, o meu santo monte; e Jerusalém será santa; estranhos não passarão mais por ela. Já no começo deste capítulo João também já havia escrito que a nova Jerusalém será uma cidade santa, conforme (Apocalipse 21:2). Cidade sem mácula.

QUE DE DEUS. A nova Jerusalém será o tabernáculo de Deus com os seus filhos, Apocalipse 21:3 - E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. Esta cidade, diferente de qualquer outra, não será edificada pelos filhos dos homens, mas Cristo foi nos preparar este lindo lugar.

DESCIA DO CÉU. Encontramos paralelo sobre esta declaração de João em Apocalipse 21: 2 E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. Deus vai criar uma nova terra, Apocalipse 21:1 - E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E nesta nova terra, haverá uma capital mundial, chamada a nova Jerusalém, uma cidade construída pelo próprio Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...