terça-feira, 30 de julho de 2019

Atos 1:10

Atos 1:10 - E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco.
OLHOS FITOS NO CÉU. A visão era de deixar qualquer um sem fôlego. Durante mais de três anos os apóstolos tiveram o privilégio de ver com os seus próprios olhos o filho de Deus. Um deles deixou escrito o seguinte. João 1:14 - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. Os mesmos olhos que tantas vezes puderam contemplar de perto a imagem meiga e ao mesmo tempo resplandecente, agora perdiam de vista rumo ao infinito a visão beatifica de quem mais gostavam de ver. Uma nuvem o ocultou dos seus olhos.

CÉU. Estavam com os olhos fixos no céu, porque tinha a certeza de que foi para lá que o Filho de Deus tinha ido. Jesus está no céu à destra de Deus pai. Atos 7:55-56 - Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Atos 3:20-21 - E envie Deus a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que permaneça no céu até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.

ENQUANTO ELE SUBIA. E de repente, e não mais do que de repente a força gravitacional foi desapegando do Filho de Deus, e ele começou a flutuar acima da terra. E foi subindo lentamente as alturas diante dos olhos de todos que estavam presentes naquela reunião. Não dá nem para imaginar como foi aquela cena fantástica de se ver alguém sendo absorvido por uma nuvem sem que tivesse algum tipo de força propulsora que a levasse até lá. Certamente os apóstolos estavam admirados da cena.

EIS QUE JUNTOS DELES. A escritura não nos faz saber, mas certamente, houve uma mistura de alegria e tristeza com a partida do mestre. Consequentemente alguns deviam estar pensando de que o Senhor os havia abandonado. Todavia, o Senhor enviou os seus anjos para registrar o momento da ascensão de Cristo. Eles sempre estiveram presentes com Jesus e os apóstolos. Eles assistiram o nascimento de Jesus (Lucas 2:9). Também estavam no momento de sua crucificação (Mateus 26:53). Se fizeram presente na sua ressurreição (Mateus 282-3). Sempre presentes (Lucas 22:43).

DOIS VARÕES. Eram dois anjos de Deus. Os anjos são criatura de natureza espiritual. Os anjos aparecem mencionados no Antigo Testamento, embora raras vezes nos livros mais antigos, e também no Novo Testamento. Anjos, Arcanjos, Querubins, Serafins. De alguns deles são dados os nomes, em concreto dos arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel. A Bíblia apresenta-os como enviados de Deus para cumprir diferentes missões junto dos homens. Neste momento eles estavam ali para testemunhar de que Jesus, o Filho de Deus tinha entrado no céu, mais um dia voltaria, assim como para o céu os apóstolos haviam visto ir. Eles estavam ali como representantes do Reino de Deus na terra.

VESTIDOS DE BRANCO. Isso fala do grau de pureza e do aspecto de santidade que predomina o Reino de Deus. Além do mais isso caracterizava a missão de paz e de boas novas da qual eles eram portadores. Os mensageiros de conciliação se vestiam assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...