sexta-feira, 26 de julho de 2019

Apocalipse 22:1

Apocalipse 22:1 - E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.
E MOSTROU-ME. Quem foi que mostrou a visão ao escritor desta mensagem, o anjo de Deus, conforme apocalipse 21:9 - E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. Já no primeiro versículo do livro do Apocalipse nos faz saber que Cristo recebeu de Deus as revelações deste livro e as enviou pelo seu anjo, que as revelou ao seu servo João, para mostrar as coisas que breve devem acontecer.

O RIO PURO. Tudo que envolve a nova Jerusalém tem como primado a pureza, a santidade, a verdade, a luz e a glória. Quando se fala de um rio, com certeza está se tratando da produção de vida em abundância. Bem como, ao se falar de um rio, também o escritor se refere à abundância de suprimento da nova Jerusalém que não terá nenhuma necessidade. Este rio alimentará a preciosíssima arvore da vida.

DA ÁGUA DA VIDA. O profeta Zacarias teve visões do futuro em que fala do Senhor reinando sobre toda a terra, em que de Jerusalém fluirão águas vivas, que banharão toda a terra por meio de dois mananciais permanentes (Zacarias 9:8-9). A primeira terra, termina sem água, quando se diz que o mar já não existe, mas a nova terra criada por Deus começa dizendo que nela haverá o rio da água da vida. Certamente esta é aquela água que Jesus falou que quem dela beber, saltará para a vida eterna.

CLARO COMO CRISTAL. Não temos nem palavras para descrever em sua totalidade o que João contempla neste momento de sua visão. Quando se fala de Cristo, dentro deste texto bíblico, está se referindo ao modo transparente e limpo com que o escritor se reporta a água da vida, que faz parte do rio da água da vida. Portanto, não haverá nenhuma modalidade de impureza que possa ser vista na água cristalina deste rio.

QUE PROCEDIA DO TRONO. Este trono, foi visto por João, quando ainda da primeira terra, antes do juízo final, localizado no céu, o lugar da morada atual de Deus. Porem, já na nova terra, este trono estará no centro da nova Jerusalém, onde será a habitação de Deus e do Cordeiro com os seus filhos. Neste caso, João fala de onde será a nascente do rio da água da vida, que será justamente da presença de Deus.

DE DEUS. Quando se fala do trono de Deus, está se referido ao seu governo e sua soberania. O Deus Todo-poderoso reina sobre tudo e sobre todos, porque ele quem criou todas as coisas. Os governos humanos são cheios de falhas e são temporais, porem, o reino de Deus é absolutamente universal e desde sempre e eternamente. Portanto, do trono de Deus procede o rio da água da vida, como a fonte do bem-estar.

E DO CORDEIRO. Agora, o escritor afirma que o mesmo trono de Deus é o mesmo trono do Filho de Deus, Jesus Cristo. Deus prometeu a Davi, que dos seus descendentes levantaria um Rei, o Messias, Jesus Cristo (2 Samuel 7:12-14). Daniel profetizou sobre o Rei Jesus e sobre o seu domínio eterno (Daniel 7:14). Jesus, ao findar sua missão na terra disse: Todo poder me foi dado no céu e na terra (Mateus 28:18). Já o livro do Apocalipse afirma que Jesus é Rei dos reis e Senhor dos senhores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...