quinta-feira, 18 de julho de 2019

Apocalipse 18:20

Apocalipse 18:20 - Alegra-te sobre ela, ó céu, e vós, santos apóstolos e profetas; porque já Deus julgou a vossa causa quanto a ela.
ALEGRA-TE SOBRE ELA. Enquanto os líderes do império religioso de Roma, como também todos os governos do mundo, bem como os prosélitos da mãe das prostituições choram e lamentam o fim da cidade opulente. Nos céus haverá uma grande comemoração, porque os mártires estarão vendo que seus sangues foram vigados por Deus, mediante os juízos que foram derramados contra a “mulher” que representa o antigo império político de Roma, mas que agora é o império religioso.

Ó CÉU. Este também é chamado de “trono de Deus”, quando se trata do governo do Todo-poderoso, mais que representa efetivamente a presença mesma do Deus único e verdadeiro, Criador de todas as coisas, que também é o juiz dos vivos e dos mortos. Deus com todo seu aparato de governabilidade vai estar se alegrando, por ver que a falsa religião que enganou a todos, vai estar chegando ao seu fim, fim este trágico.

E VÓS SANTOS APÓSTOLOS. Não há dúvida que o escritor se reporta sobre as lideranças principais do cristianismo do primeiro século de nossa era cristã. Neste mesmo tempo, todos os demais apóstolo do Senhor Jesus há haviam sido mortos em perseguições impetradas pelo império político de Roma. Somente o vidente João estava vivo, porem, preso na Ilha de Patmos, por causa da palavra de Deus e de Jesus.

E PROFETAS. Já que os apóstolos são citados como representantes de todos os cristãos que foram mortos pelas perseguições do império romano. Os profetas também são citados como representantes de todo o Israel que foi fiel aos Deus de Abraão. Além de que, o vidente João pode do mesmo modo, estar falando a respeito dos demais líderes do cristianismo, em que o ministério de profeta era reconhecido (Efésios 4:11).

PORQUE DEUS JÁ JULGOU. O escritor usa o verbo no passado, porque ele contempla o futuro como se já tivesse acontecido, e isso no ensina sobre a realidade e a veracidade de todos os fatos narrados neste livro das revelação. Tudo que vai acontecer contra os inimigos de Deus, bem como contra o império religioso de Roma, são determinações do Deus Todo-poderoso, ele que julga com justiça os filhos dos homens, todos. Impunidade não faz parte da justiça divina, o justo juiz vai pedir contra de tudo.

A VOSSA CAUSA. João viu uma multidão, que não se podia contar. Apocalipse 7:3 - E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. O que os romanos fizeram contra a igreja, vão prestar contas.

QUANTO A ELA. Todas as perseguições e mortes que os cristão tiveram que passar, procedeu diretamente das autoridades romanas, uma vez que, sempre Roma exerceu o poder sobre a vida ou sobre a morte dos seus vassalos. E isso, tanto no tempo do império político de Roma, bem como depois do surgimento do império religioso, que substituiu o antigo império religioso. Quem não já ouviu falar da inquisição? Somente a contabilidade de Deus é que pode somatizar a quantidade de mortos pelos romanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...