quinta-feira, 18 de julho de 2019

Apocalipse 18:8

Apocalipse 18:8 - Portanto, num dia virão as suas pragas, a morte, e o pranto, e a fome; e será queimada no fogo; porque é forte o Senhor Deus que a julga.
PORTANTO, NUM DIA VIRÃO AS SUAS PRAGAS. Durante milênios os impérios político e religioso de Roma foram construídos a custa das riquezas dos povos, nações e línguas, todavia, em um tempo consideravelmente curto, serão totalmente destruídos. É claro que o escritor não está falando em um dia de vinte e quatro horas, mas ele se reporta a um breve período de tempo, em que o império religioso de Roma será julgado, e condenado, juntamente com os seus líderes e prosélitos.

A MORTE. Neste caso, a morte do império religioso de Roma para os dias em que Deus já tem determinado, fala a respeito da destruição e do caos total, com o aniquilamento de suas estruturas, bem como com a condenação dos seus líderes e a perdição dos seus seguidores. Esta morte, representa muito bem, o que João falou em (Apocalipse 14:8 e 17:4), quando ele escreveu, caiu, caiu, a grande Babilônia, a grande meretriz.

E O PRANTO, E A FOME. O escritor está se referindo as pragas que sobrevirão a grande prostituta Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra. Por que a fome? Porque aqueles que contribuíam para o enriquecimento dos líderes do império religioso de Roma deixarão de contribuírem. E o prato, porque haverá muita lamentação por porte de todo o mundo, por verem que a grande cidade caiu de vez.

E SERÁ QUEIMADA NO FOGO. Certamente, João se refere ao que ele escreveu em apocalipse 17:16 - E os dez chifres que viste na besta são os que odiarão a prostituta, e a colocarão desolada e nua, e comerão a sua carne, e a queimarão no fogo. O próprio anticristo se levantará contra o império religioso de Roma, bem como todos os seus aliados. Vão tocar fogo em todos os templos da falsa religião, porque o intento do anticristo e de seus aliados é ser contra a tudo que representa religião ou crenças.

PORQUE É FORTE. Agora, o vidente João se refere Àquele que está assentado em seu alto e sublime trono, o Todo-poderoso, que tem poder em cima no céu e também sobre a terra. Todas as forças que os homens mais influentes que existem sobre a terra, são poderes outorgados por Deus, e a prova disto é que são limitados e temporais. No entanto, o grande poder de Deus faz parte da sua própria essência.

O SENHOR DEUS. Primeiro, João chama Deus de Senhor, porque é Ele quem governa no céu, na terra e em todo o universo, sobre tudo e sobre todos. Chamar Deus de Senhor é reconhecer que só ele é o Maioral dos maiorais, e que todos estão debaixo do seu domínio. João está falando do Deus único e verdadeiro, Criador dos céus e da terra, bem como do universo, Ele que é o Deus de Abraão e pai do Senhor Jesus Cristo.

QUE A JULGA. A mensagem geral do Velho Testamento é de um Deus que castiga os seus inimigos e toma vingança dos seus adversários. Já no Novo Testamento, se percebe um Deus mais tolerante, porque estamos no tempo da nova dispensação da graça de Deus, em que Cristo diante do Pai intercede pelos filhos dos homens. Mas, depois do arrebatamento da igreja de Cristo, principalmente no conteúdo do livro do Apocalipse se ver um Deus que julga de forma forte, com vingança aos seus inimigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...