sexta-feira, 19 de julho de 2019

Apocalipse 19:8

Apocalipse 19:8 - E foi-lhe dado que se vestisse de linho finíssimo, puro e resplandecente; porque o linho finíssimo são as justiças dos santos.
E FOI-LHE DADO. O vidente João se reporta sobre a igreja de Cristo, que também é a noiva do Cordeiro, que vem suportando os mais os mais difíceis testes na história da humanidade, maus que rompendo em fé, não tem negado o seu amor forte e verdadeiro pelo noivo. Apocalipse 22:12 - E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Nenhum daqueles que fazem alguma coisas pelo reino de Cristo, vai ficar sem sua recompensa ou galardão certo.

QUE SE VESTISSE. A forma como se vestia a nova, de acordo com a cultura judaica, falava de sua fidelidade para com o seu noivo. Muitas vezes, era feito o contrato do noivado, e como quando o noivo não estava preparado economicamente para assumir sua esposa e a nova família, então, viajava para longe em busca de emprego, porem, a sua noiva ficava esperando sua volta, com plena e absoluta fidelidade conjugal.

DE LINHO FINÍSSIMO. O tipo do tecido que a noiva usava no dia do casamento, de conformidade com a cultura judaica, também tinha toda uma simbologia. Os pais da noiva, em muitos casos, não tinham nem boas condições financeiras para adquirirem o tecido de linho finíssimo, mas se sacrificavam para demostrar para o noivo que a sua filha tinha um grande valor, familiar, valor ético, valor moral e também social.

PURO. Sempre existiram os falsificadores de todo e qualquer produto, e assim também acontecia com os fabricantes do linho. De forma que, a qualidade do tecido tinha que ser de alta qualidade, e neste caso, os pais da noiva tinha que se locomover até as grandes metrópoles em busca de um linho de primeira qualidade para vestir a noiva sua filha. A igreja de Cristo merece a melhor roupa porque é pura, santa e imaculada.

E RESPLANDECENTE. A terceira qualidade do linho é que tinha que ser resplandecente, e isso fala, a respeito do brilho que transparecia nas vestes da noiva. No caso da metáfora em foco, o escritor fala a respeito da glória que a igreja de Cristo vai receber Pai que é Deus, no que diz respeito ao casamento com Cristo. A bíblia diz que os remidos de Cristo estão sendo transformados de glória em glória na mesma imagem de Cristo Jesus. A justiça imparcial de Deus vai derramar a devida glória em cada um.

PORQUE O LINHO FINÍSSIMO SÃO AS JUSTIÇAS. Agora, o próprio escritor faz a sua interpretação do que estava falando, nos parágrafos anteriores. O evangelho recomenda que a igreja busca o reino de Deus em primeiro lugar e a sua justiça. Nesse momento, a igreja comprada com o sangue do Cordeiro estará recebendo em plenitude a justiça imparcial de Deus. Aquele que está assentado no seu trono é justo.

DOS SANTOS. Quem são estes “santos”? São todos aqueles que se acharão dignos de estarem como bem-aventurados na presença do Deus Todo-poderoso, o único Deus verdadeiro, Criador de todas as coisas. Estes santos, são os justos da velha dispensação, que foram resgatados por Cristo. São os gentios que se converteram ao verdadeiro cristianismo, bem como todos os judeus, que ainda hão de se converterem ao Cristo de Deus, e isso vai acontecer depois do arrebatamento da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...