sábado, 20 de julho de 2019

Apocalipse 19:21

Apocalipse 19:21 - E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.
E OS DEMAIS. Certamente, o escritor fala a respeito do que ele escreveu em Apocalipse 19:18 - Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes. Todos os inimigos do reino de Deus serão atingidos pelos últimos flagelos que serão derramados sobre a terra e os seus moradores. Enquanto isso, o anticristo e o falso profeta vão para o inferno vivos.

FORAM MORTOS. Todos aqueles que se tornarão aliados do governo do anticristo, bem como todos aqueles que receberão o sinal da besta, (Apocalipse 13:18 - Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis. De todos estes, nenhum haverá de escapar da espada de Cristo, que é a sua poderosa palavra.

COM A ESPADA. No primeiro capítulo deste livro, o escritor já havia falado a respeito desta espada que sai da boca do Cristo glorificado, conforme Apocalipse 1:16 - E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. Não se trata de uma espada literal, porem, é uma metáfora que fala do poder da palavra de Cristo.

QUE SAIA DA BOCA. O próprio anticristo será vencido pelo poder da palavra de Cristo, conforme fica explícito em 2 Tessalonicenses 2: 8 E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda. Da mesma forma, todos aqueles que se tornarão aliados do governo do homem do pecado, também serão mortos com o poder da palavra do evangelho eterno.

DO QUE ESTAVA ASSENTADO. O escritor se reporta ao que ele escreveu em Apocalipse 19:11 - E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. Está assentado sobre o cavalo é sinal de segurança de que a batalha será de vitória para o cavaleiro, bem como para seu exército. João fala a respeito o Rei dos reis, o Cristo Jesus, Aquele que é o Rei da descendência de Davi, que já nasceu como Príncipe de Deus.

SOBRE O CAVALO. Este não é o mesmo cavalo descrito em Apocalipse 6: 2 E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer. Mas este cavalo branco citado neste versículo, diz respeito a alegoria que representa a vitória final e total de Cristo sobre Satanás, sobre o anticristo, sobre o falso profeta, bem como sobre os seus inimigos.

E TODAS AS AVES SE FARTARAM DAS SUAS CARNES. Apocalipse 19:17-18 - E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus. Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes. Essa metáfora fala do escárnio desprezo total, contra os inimigos de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...