quinta-feira, 18 de julho de 2019

Apocalipse 18:12

Apocalipse 18:12 - Mercadorias de ouro, e de prata, e de pedras preciosas, e de pérolas, e de linho fino, e de púrpura, e de seda, e de escarlata; e toda a madeira odorífera, e todo o vaso de marfim, e todo o vaso de madeira preciosíssima, de bronze e de ferro, e de mármore.
MERCADORES DE OURO E DE PRATA. Este versículo e o próximo falam a respeito do comercio da fé praticado desde o tempo do império político de Roma, até o final da história da grande Babilônia misteriosa, que é a mulher, que representa a grande cidade, que por sua vez representa o império religioso de Roma. Ouro e prata falam a respeito das grandes fortunas que a falsa religião acumulou durante sua história.

E DE PEDRAS PRECIOSAS E DE PÉRULAS. Já esta frase representa a forma como o império religioso de Roma se enfeitou, por meio de suas lideranças religiosas, para por meio do encantamento enganar os povos, nações e tribos. Uma prostituta para atrair seus amantes, ela se enfeita da maneira que pode, na tentativa de tirar proveito de sua prostituição. Por isso que Babilônia é chamada de a grande meretriz.

E DE LINHO FINO E DE SEDA E DE ESCARLATA. Neste ponto, o autor se reporta a forma com que as prostitutas se vestem para atrair seus amantes. No caso da “mulher” a grande prostituta ou a meretriz, ela não se utilizou de roupas fracas, como geralmente usam as prostitutas que sobrevivem do sexo. Mas, João diz que, ela se utilizou dos mais sofisticados artifícios externos , linho fino, seda e escarlata, no comércio da fé.

E TODA MADEIRA ODORÍFERA. Neste caso do nosso texto em foco, é dado por certo que João escreve sobre um tipo de incenso que era extraído de uma planta encontrada na África do Norte, mas que era nativa de Barbaria. O incenso, fala do perfume que a prostituta usa para atrair seus amantes. Em se tratando da meretriz espiritual, ela sempre se utilizou do incenso para hipnotizar seus prosélitos e seguidores.

E DE TODO VASO DE MARFIM. Essa referência do escritor sobre o marfim, diz respeito às igrejas mais luxuosas que o império religioso de Roma construiu para atrair seus prosélitos. O marfim era utilizado na construção dos palácios dos imperadores mais ricos da antiguidade. Ainda hoje, na cidade de Roma, que é um Estado também, os templos são enfeitados com ouro e com pedras preciosíssimas, inclusive com marfim.

E TODO VASO DE MADEIRA PRECIOSÍSSIMA. João não podia falar diretamente sobre os ídolos e as imagens de esculturas que eram adorados e venerados pelos seguidores do império de Roma, por isso que ele chamou-os de vaso de madeira preciosíssima. O quanto não rendeu em dinheiro para o império religioso de Roma a idolatria aos ídolos e as imagens de esculturas, que eram fabricados de madeiras preciosíssimas.

DE BRONZE E DE FERRO E DE MÁRMORE. Todos estes objetos citados pelo vidente João foram utilizados pelo império religioso de Roma no comercio da fé, tudo com o objetivo de se enriquecer e ganhar dinheiro, usando o ministério como profissão e a palavra de Deus como mercadoria. O bronze fala de matérias decorativos, o ferra fala do poder de resistência e o mármore ensina sobre as imagens de esculturas que eram fabricadas de pedras, porque o mármore é um tipo pedra sabão. Isso é politeísmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...