terça-feira, 30 de julho de 2019

Atos 1:12

Atos 1:12 - Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado.
ENTÃO VOLTARAM. A última reunião do Senhor Jesus com os seus apóstolos se deu no monte das oliveiras que não ficava distante da cidade de Jerusalém. Ali o Mestre lhes deu instruções importantes acerca do Reino de Deus, depois subiu ao céu. Terminada a reunião os amigos de Cristo não tendo mais o que fazer no monte das oliveiras, voltaram para Jerusalém para se encontrarem com os discípulos e lhes contarem o que havia ocorrido com o Senhor Jesus, no que diz respeito a sua ascensão aos céus.

JERUSALÉM. É a capital declarada de Israel e sua maior cidade tanto em população quanto área, com 732 100 residentes em uma área de 125,1 km² ou 49 milhas quadradas. Localizada nas Montanhas da Judeia, entre o mar mediterrâneo e o norte do Mar Morto, a Jerusalém moderna tem crescido aos arredores da cidade antiga. A cidade tem uma história que data do IV milênio A.C., tornando-a uma das mais antigas do mundo. Foi o centro do cristianismo durante muito tempo, sendo substituídas neste particular por Roma depois da desastrosa aliança entre a igreja e o estado em 312 d.C.

MONTE DAS OLIVEIRAS PERTO DE JERUSALÉM. Uma planada elevação, com um pouco mais de um quilômetro e meio de comprimento, ao oriente de Jerusalém (Ezequiel 11.23 - Zacarias 14.4). Está o monte das oliveiras separado da cidade pelo estreito vale do Cedrom. Cerca de 90 metros mais alto do que o monte do templo, e vai gradualmente subindo desde a parte norte da cidade na direção do oriente até à distância de, aproximadamente, 1200 metros ao sul de Harã, onde o Cedrom se desvia para o oriente, correndo para o mar Morto.

CAMINHO DE UM SÁBADO. Esta é a única passagem bíblica que fala sobre este caminho de um sábado ou jornada de um sábado. Alguns comentaristas bíblicos acham que se trata de uma medida de distância, algo parecido com mil passos duplos egípcia. Que conforme o judaísmo era a distância que a pessoa podia percorrer durante o descanso do sábado. Esse ditado ficou sendo conhecido como uma distancia relativamente pequena. Alguns dos mais conhecedores da geografia bíblica da terra santa afirmam que a distância de Jerusalém ao monte das oliveiras é cerca de um quilômetro. Apesar de a expressão somente ser encontrada em o Novo Testamento, no entanto, crer-se que na prática isso retrocede desde aos tempos da conquista de Canaã pelos filhos de Israel. Onde a determinação da lei seria de que o sétimo dia seria especial no sentido de que o povo descansava de suas atividades semanal. Em que o povo de Deus devia ficar em suas casas buscando ao Senhor em orações, consagração e examinando a lei do Senhor.

COMEÇAVA UM NOVO TEMPO PARA A IGREJA. Com a ascensão de Cristo, agora, eram os apóstolos que estavam encarregados de darem continuidade à obra de Cristo na terra. Voltaram para Jerusalém para esperarem o cumprimento da promessa do derramamento do Espírito santo sobre as suas vidas e da igreja, que nascia ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...