sábado, 20 de julho de 2019

Apocalipse 19:15

Apocalipse 19:15 - E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.
E DA SUA BOCA SAIA UMA AGUDA ESPADA. O escritor, João, está falando a respeito do Cristo Jesus, Ele que é apalavra de Deus, mas que também é o juiz constituído pelo Deus Todo-poderoso para julgar as nações ímpias, bem como a todos os inimigos do reino de Deus. Essa expressão por parte do vidente João nos ensina sobre Cristo a pronunciar e determinar por meio de suas palavras, juízos que se cumprirão contra Satanás e o seu império, bem como contra o anticristo e todos os inimigos de Deus.

PARA FERIR COM ELA AS NAÇÕES. Primeiro, é preciso dizer que, todas as profecias preditas neste livro do Apocalipse foram reveladas pelo Senhor Jesus (Apocalipse 1:1). Depois, quem vai executar todas as profecias escatológicas do livro é o próprio Cristo, e isso está explicito neste versículo. Os povos, nações e tribos, serão todos atingidos pelos juízos da grande tribulação, e isso fala de sua universalidade e abrangência.

E ELE AS REGERÁ. Um dos profetas antigos falou a respeito disto em Daniel 7:14 - E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. Jesus Falou: Todo poder me foi dado no céu e na terra (Mateus 28:11). E o livro diz que, Ele é Rei de reis e Senhor dos senhores (Apocalipse 19:16).

COM VARA DE FERRO. Em sua primeira vinda, o Messias de Deus se manifestou como sendo o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, isso por causa do sacrifício de expiação, e propiciação, que era necessário. Mas, depois do arrebatamento da igreja, o Filho de Deus é apresentado como o juiz dos vivos e dos mortos, para todas as nações do mundo e contra todos os inimigos do reino de Deus. O julgamento será sem dó.

E ELE MESMO É O QUE PISA O LAGAR. O escritor se utiliza de mais uma metáfora agrícola para falar de uma verdade forte e esmagadora. Os lavradores de uvas, tinham sempre um lagar para pisar com os pés as uvas e tirar delas a seiva para o consumo. A grande tribulação será uma forma de esmagamento de todas as nações inimigas do reino de Deus, em que por meio dos seus juízos, Deus julgará todos os povos.

DO VINHO DO FUROR E DA IRA. Continua a metáfora, em que João ver por meio de seus pensamentos o agricultor pisando com seus pés as uvas para fazer dela o vinho. Em alguns casos, o vinho era utilizado pelos homens como estimulante para que praticassem justiça com as próprias mãos. A grande tribulação nada mais é do que a ira e o furor de Deus contra todas as nações, povos e pessoas que rejeita a Cristo Jesus.

DO DEUS TODO-PODEROSO. Este é o Senhor do céu e da terra, Criador de todas as coisas, Aquele que faz tudo que lhe apraz, porque para Ele, nada é impossível (Lucas 1:37). O salmista se expressou da seguinte maneira: Salmos 62:11 – Uma coisa disse Deus, duas vezes á ouvi, que o poder pertence a Deus. O Todo-poderoso está assentado em seu alto e sublime trono, no mais alto céu, de onde governa sobre todas as nações do mundo, povos, tribos e línguas, porque é o Onipotente, Ele tem o poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...