quarta-feira, 24 de julho de 2019

Apocalipse 21:4

Apocalipse 21:4 - E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
E DEUS. O escritor continua falando sobre as coisas que se darão na nova Jerusalém, em que o próprio Deus estará presenta com o seu povo, cuidando pessoalmente dos seus escolhidos, como o pai que cuida de sua família. Desde que a raça humana caiu por meio de Eva e Adão, que o acesso a Deus ficou obstruído. Com a vinda de Cristo, e a implantação da nova aliança, Cristo passou a ser o nosso Mediador, entre nós e o nosso Deus. No entanto, na eternidade, o nosso acesso será direto com o Pai.

LIMPARA DE SEUS OLHOS TODA A LÁGRIMA. Essa é uma figura de linguagem que aponta em direção a não haver nenhum motivo de choro por parte dos escolhidos de Deus. Não é que os salvos estarão chorando e Deus limpando seus olhos, não se trata disto, mas sim, que o Deus Todo-poderoso não permitirá nenhum tipo de dificuldade na vida dos seus eleitos, para que os tais tenham motivos de tristeza e chorem.

E NÃO HAVERÁ MAIS MORTE. Desde a queda da raça humana, ainda no Jardim do Éden, que os filhos dos homens se tornaram vítimas deste grande inimigo dos seres humanos. No entanto, na nova Jerusalém celestial, este adversário da vida será banido para todo o sempre. Satanás, seus demônios e a própria morte estarão todos presos no inferno para sempre, e não terão nenhum efeito na nova dimensão da existência.

NEM PRANTO, NEM CLAMOR. Imagine um lugar assim, pois bem, a nova Jerusalém será este lugar de plena alegria e felicidade para todos aqueles que forem remidos por Cristo Jesus, para desfrutarem da eternidade na presença de Deus. O pranto e o clamor são próprios dos ambientes em que os familiares, amigos e conhecidos choram os seus mortos. Todavia, na nova Jerusalém de Deus, não haverá nada disto.

NEM DOR. Um dos castigos da parte do Criador para com a raça humana, por causa do pecado foi à dor. Cristo Jesus veio justamente desfazer os efeitos do pecado na vida dos seus remidos, que causa dor, por meio da redenção (Isaías 53:5). Quem tiver o privilégio de morar eternamente na nova Jerusalém, estará definitivamente liberto de qualquer vestígio do pecado desta existência terrena, por isso, não sofrerá mais dores.

PORQUE JÁ AS PRIMEIRAS COISAS. É dado por certo que, o escritor se reporta sobre esta existência terrena com seus problemas graves e dificuldades próprias das limitações humanas. A queda da raça humana ainda com Eva e Adão, produziu efeitos terríveis, não somente para os seres humanos, mas também para toda a criação de Deus. Cristo trouxe a reversão da situação, em que tudo isso será coisa do passado.

SÃO PASSADAS. Nesta dimensão da existência humana sobre a terra, por causa dos efeitos do pecado, os filhos dos homens têm que desfrutarem dos dessabores desta vida, como as enfermidades, as dores, os fracassos, as limitações, as necessidades, as angustias, as tristezas de alma e etc. Quem tiver o privilegio de alcançarem a vida eterna por meio de Cristo Jesus, não mais terão que serem submetidos as coisas degradantes desta vida terrena. A eternidade com Deus será plana de felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...