sexta-feira, 26 de julho de 2019

Apocalipse 22:5

Apocalipse 22:5 - E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre.
E ALI NÃO HAVERÁ MAIS NOITE. O livro, neste ponto está descrevendo sobre a nova Jerusalém, que representa a presença mesma do Deus Todo-poderoso, e que será o tabernáculo de Deus com os homens. A terra que ainda subsiste, mais que será substituída por uma nova terra, precisa do sol e da lua para demarcar dia e noite. Porem, na cidade de Jerusalém celestial, não haverá noite, e o restante do texto diz por quê. A noite representa a ausência de luz, mas também representa o mal.

E NÃO NECESSITARÃO DE LÂMPADA. Quem é que não vai necessitar de lâmpada? A resposta é: Todos aqueles que forem achados dignos da salvação e da vida eterna em Cristo Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Cada um daqueles que serviram fielmente a Deus nesta vida na terra, serão galardoados pelo Deus de justiça e equidade, com a devida glória e luz. A recompensa de cada um será de glória.

NEM DE LUZ DO SOL. O sol, como criação de Deus, nesse mundo presente exerce funções indispensáveis para a vida de todo ser vivente, e nada vive sem a luz do sol neste mundo. No entanto, na nova terra e no novo céu que serão criados por Deus, os remidos de Cristo não necessitarão da luz do sol. Primeiro, porque os salvos terão vida em si mesmo, proveniente de Deus, e depois terão luz própria que vem de Deus.

PORQUE O SENHOR DEUS. João, o escritor, neste momento, é tomado de grande gozo e escreve mais uma de suas doxologia sobre o Deus Todo-poderoso, Criador e Sustentador de todas as coisas. Prontamente o vidente João reconhece que a luz maior é o Deus único e verdadeiro, Ele que é o Senhor de tudo e de todos. Geralmente, o Novo Testamente se dirige a Cristo como Senhor e o Apocalipse faz isso sobre Deus. mas também o Cristo de Deus é reconhecido como Rei dos reis e Senhor dos senhores.

OS ILUMINA. A nova terra e o novo céu, dos quais fala apocalipse 21:1 - E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Não terá ou não necessitará de um sol, nem muito menos de uma lua ou de estrelas, nem muito menos de energia ou lâmpadas. Os salvos serão como astros que refletirão pura luz por onde passarem, porque serão iluminados por Deus e por Cristo.

E REINARÃO. Antes mesmo da implantação da nova dispensação da graça de Deus, quando ainda durante a velha dispensação, Deus prometeu que os seus servos hão de reinar com Ele, conforme Daniel 7:27 - E o reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão para sempre.

PARA TODO O SEMPRE. Este vida presente na terra é apenas um estágio na existência dos remidos de Cristo, em que todos um dia haverão de partir desta terra. Agora, a vida futura dos eleitos de Deus, terá uma nova modalidade de existência, em que a alma dos escolhidos de Cristo será revestida da imortalidade, por isso que este texto afirma que os justos reinarão para todo o sempre com Deus e com Cristo. A administração da nova terra será compartilhada com todos os que amam a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...